PT pede explicações sobre execução de Genivaldo Santos em “câmara de gás”

Atualizado em 28 de maio de 2022 às 20:01
Foto de Genivaldo à esquerda e da viatura com o gás lacrimogênio dentro à direita.
Genivaldo foi assassinado na última quarta-feira (25). Foto: Montagem IG

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados protocolou um pedido na Comissão de Trabalho a fim de convocar o ministro da Justiça, Anderson torres, para explicar a abordagem de policiais rodoviários federais que levou à morte de Genivaldo de Jesus Santos, no estado do Sergipe, na última quarta (24).

Além do pedido, o PT também pretende convidar o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, a comparecer ao Congresso Nacional.

De acordo com os integrantes da bancada, Genivaldo, que tinha 38 anos, foi submetido “ao sadismo dos agentes públicos, que covardemente aspergiram gás lacrimogênio e de primenta no cubículo da referida viatura, tendo falecido instantes depois”.

Requerimento precisa ser aprovado pela comissão

Para que a convocação e o convite ocorram, o requerimento deverá ser aprovado pela comissão, cujo presidente é o deputado Leônidas Cristino (PDT-CE). Já o Pt ocupa uma das vice-presidências com o deputado Bohn Gass (RS).

Na sexta-feira (27), o escritório de Direitos Humano da ONU para a América do Sul divulgou um comunicado solicitando às autoridades brasileiras uma investigação “célere e completa” sobre a morte de Genivaldo.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link