PT reserva Avenida Paulista para festa em caso de vitória de Lula no 1º turno

Atualizado em 30 de setembro de 2022 às 20:46
Lula em ato na Avenida Paulista
Foto: Reprodução

O diretório estadual do PT de São Paulo conseguiu aval da Justiça e reservou a Avenida Paulista no próximo domingo (2), após o horário de votação para a realização de uma festa em caso de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.

Em decisão liminar nesta sexta-feira (30), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) autorizou o partido a reunir apoiadores no dia das eleições a partir das 20h30. A presença do ex-presidente no local é esperada apenas se ele vencer o pleito no domingo.

Segundo os petistas, caso Lula vença a eleição no primeiro turno, ele fará um discurso na Paulista para apoiadores, como fez nas vitórias de 2002 e 2006.

A Paulista também estava sendo cobiçada por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que terão direito de se manifestar na avenida apenas se o presidente for reeleito no domingo, cenário que é considerado improvável, segundo as últimas pesquisas eleitorais.

A Justiça proíbe que grupos politicamente contrários se manifestem no mesmo local, para evitar confrontos. Desde 2020 é estabelecido um rodízio para o uso da Paulista. Na decisão publicada nesta sexta-feira, o juiz Randolfo Ferraz de Campos afirmou que o último ato foi de apoiadores de Bolsonaro, no 7 de setembro.

“Na esteira das decisões dadas neste processo, quem realmente pode ocupar a Avenida Paulista, mesmo à luz do rodízio determinado, são os movimentos e partidos de oposição, e não os de situação, pois, repita-se agora transcrevendo-se a manifestação do Ministério Público do Estado de São Paulo, “não se pode olvidar, conforme amplamente divulgado pela imprensa, que a última manifestação ocorrida na Avenida Paulista, no dia 07 de setembro deste ano, foi realizada por movimentos de situação, apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro”, afirmou o magistrado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link