PT vai ao STF contra indulto de Bolsonaro: “Ultrapassou os limites de seu cargo para proteger um aliado”

Atualizado em 22 de abril de 2022 às 22:06
PT vai ao STF contra indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira
Presidente da República Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

O PT anunciou que vai ao STF contra a graça que o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou perdoando os crimes cometidos pelo deputado federal Daniel Silveira (PTB). O ato do chefe do Executivo têm sido criticado por opositores do governo desde a tarde de ontem por, segundo ministros do Supremo Tribunal Federal, ser uma ação inconstitucional.

O deputado Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro e apoiadores têm comemorado decisão.

O Partido dos Trabalhadores apontou inúmeras falhas do decreto como afrontar o princípio da separação dos poderes, entre outras coisas.

Confira a nota do PT

O Partido dos Trabalhadores, na condição de entidade destinada a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal ingressou no Supremo Tribunal Federal pedindo que seja reconhecida a completa nulidade do Decreto Presidencial de 21/04/2022, publicado no DOU de 21/04/2022, que concedeu indulto ao Deputado Federal, Daniel Lúcio Silveira.

Na Petição, o Partido sustenta que “o Decreto impugnado:

i) afrontou ao princípio da separação dos Poderes;

ii) violou os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa;

iii) incorreu em desvio de finalidade e violação ao princípio dos motivos determinantes; conforme será melhor disposto a seguir”.

Para o PT “não há dúvidas a respeito do desvio de finalidade, uma vez que o Presidente da República p e apoiador político”, consta documento

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link