PTB, de Daniel Silveira, é o 2° partido com mais deputados cassados dos últimos 50 anos

Atualizado em 30 de abril de 2022 às 23:35
Foto de Daniel Silveira com olhar sério e firme.
Processo de cassação do deputado pode ser demorado e deverá ser decidido pelo Congresso. Foto: Getty Images

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a perder o mandato, o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) faz parte de uma das bancadas da Câmara que mais sofreu cassações de parlamentares desde o ano de 1960, seja por determinação judicial ou da própria Mesa Diretora da Câmara.

O PTB, partido cujo Daniel faz parte, teve sete deputados impedidos de exercerem o mandato por irregularidades ou condenações judiciais.

O levantamento foi feito pelo site Metrópoles com dados fornecidos pela Câmara dos Deputados. No total, os partidos com os maiores números são MDB (16), PTB (7), PP (6) e DEM (4).

Os números consideram o período que vai de 1960 até 25 de abril deste ano.

Cassação de Silveira pode demorar

O processo de cassação do mandato do deputado pode ser longo, isso porque os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), entendem que a última palavra sobre decisão será do Congresso Nacional.

O regimento interno da Câmara determina que, se houver sentença judicial, a decisão sobre a cassação de parlamentares deverá ser encaminhada ao plenário. Antes, será emitido um parecer pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link