PTB tenta “renascer” à esquerda após ser tomado por bolsonaristas; entenda

Atualizado em 4 de dezembro de 2023 às 12:48
Roberto Jefferson, ex-deputado federal (PTB). Foto: Reprodução

O PTB, que se fundiu ao Patriota, deve ser recriado e com um aceno à esquerda. O partido, que era comandado pelo ex-deputado bolsonarista Roberto Jefferson, preso desde outubro de 2022 por atirar e lançar granadas contra policiais federais, agora quer retomar suas origens, quando tinha como filiados os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, além do ex-governador Leonel Brizola. A informação é da Folha de S.Paulo.

Na sexta (1), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu aval para que um grupo de brizolistas começasse a coletar assinaturas para recriar o PTB. O partido já aparece no rol do tribunal como partido em formação e precisará levantar 500 mil assinaturas em até dois anos.

O responsável pela recriação do partido é Vivaldo Barbosa, ex-secretário de Justiça de Brizola durante seu primeiro mandato. Ele afirma que seu objetivo é fazer a sigla voltar a ser um representante trabalhista.

“Já somos partido registrado no cartório, a sigla é nossa. Só nós podemos usar o PTB. Vamos recuperar o trabalhismo de verdade”, afirmou Barbosa. Ele deve ser o presidente da sigla após sua recriação.

A sigla ficou vaga após a fusão do PTB com o Patriotas, junção que resultou no PRD (Partido da Renovação Democrática). A ideia de fundir as siglas é sobreviver à cláusula de barreira, já que nenhuma das duas legendas teve desempenho suficiente na eleição para garantir acesso aos fundos partidário e eleitoral.

O PTB foi fundado em 1945 por Getúlio Vargas e foi extinto na ditadura militar. A sigla foi refundada em 1980 pro Ivete Vargas, sobrinha-neta do ex-presidente, que venceu uma batalha judicial contra Brizola pelo comando da sigla.

O antigo logo do PTB e o mais recente, trocado durante a presidência do bolsonarista Roberto Jefferson. Foto: Reprodução

Sob o comando de Ivete, o PTB se alinhou ao PDS, partido herdeiro da Arena e ligado a militares. Em 2020, na presidência de Jefferson, a legenda trocou as cores de sua bandeira, abandonando o vermelho, branco e preto, e usando verde e amarelo. Também adotou o lema “Deus, Família, Pátria e Liberdade” na ocasião.

No processo de recriação, há um novo estatuto para o PTB, que prevê a retomada do seu símbolo nas cores originais e estabelece que o partido vai “se inspirar nos princípios de democracia, do nacionalismo, do trabalhismo e do socialismo e na prática da República”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.