Publicitário brasileiro de Massa diz que “Bolsonaro não existe” na campanha argentina

Atualizado em 23 de outubro de 2023 às 20:53
Sergio Massa de perfil, fazendo sinal de agradecimento
Sergio Massa é candidato à presidência da Argentina – Reprodução

O  publicitário Chico Kertész, integrante da equipe de campanha do candidato à Presidência da Argentina, Sergio Massa, destaca que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não desempenha um papel central nas eleições do país vizinho.

Em uma entrevista à Folha de S.Paulo, Kertész enfatiza que não houve nenhuma estratégia publicitária que associasse o candidato adversário de Massa, Javier Milei, a Bolsonaro.

Kertész, cuja experiência inclui trabalhar na campanha presidencial de Lula (PT) em 2022, agora está focado nas estratégias de redes sociais para promover Massa. Ele argumenta que Bolsonaro não possui a relevância eleitoral que muitos brasileiros imaginam na Argentina, já que os eleitores argentinos estão mais preocupados com questões locais, como a qualidade de vida e políticas públicas em seu próprio país.

Portanto, explorar o lado negativo de Bolsonaro, ao associá-lo a Milei, não faz sentido, de acordo com Kertész. Ele também destaca que a visita do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, passou despercebida na Argentina e só foi alvo de ironias por jornalistas locais devido ao seu apoio à liberação do porte de armas.

Kertész ressalta que nem mesmo a imagem de Lula tem sido utilizada para promover Massa, uma vez que os argentinos estão principalmente concentrados em questões domésticas.

Javier Milei com expressão séria
Javier Milei disputa eleição com Sergio Massa – Reprodução

Ele afirma que um vídeo viral que circulou recentemente no Brasil, no qual o rosto de Bolsonaro se transformava no de Milei, não fazia parte de nenhuma estratégia de campanha argentina e não circulou nas redes sociais locais, já que esse tipo de argumento interessa a um público restrito.

De acordo com Kertész, a campanha de Massa nas redes sociais concentrou-se em temas relacionados à educação, segurança e saúde. Os publicitários de Massa criticaram as propostas de Milei, que incluíam a venda livre de armas e órgãos humanos, além de um voucher para estudantes que desejam frequentar a escola sem obrigatoriedade.

Um exemplo notável foi um vídeo que mostrava crianças chegando à escola, onde uma delas retira um revólver de sua mochila.

O texto destaca a diferença entre a realidade na Argentina e a possibilidade de um aumento da violência com as propostas de Milei, tudo isso em meio a crescentes preocupações sobre a criminalidade e a corrupção na pesquisa do Instituto Atlas, que revelou que 85% dos argentinos acreditam que a criminalidade está aumentando e 80% percebem um aumento na corrupção.

Kertész é parte de um grupo de brasileiros contratados para administrar as redes sociais de Sergio Massa, e inclui outros profissionais experientes, como Raul Rabelo, que também trabalhou na campanha de Lula em 2022, e Otávio Antunes, responsável pela publicidade na campanha de Fernando Haddad ao governo de São Paulo. Todos compartilham a experiência de terem trabalhado nas campanhas eleitorais do PT no ano anterior.

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