Público acusa TV Globo de preconceito ao exibir ‘cabelo ruim’ em novela

Manuzita (Osabelle Drummond) levou um susto ao ver seu cabelo encaracolado após fazer um permanente. Foto: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabriel Perline no site Notícias da TV informa que os telespectadores de Verão 90 ficaram revoltados com as falas de Manuzita (Isabelle Drummond) no capítulo de quinta-feira (7) da novela após a mocinha se submeter a um permanente e ficar com os cabelos encaracolados. “Moita”, “juba” e “mico-leão-dourado” foram alguns dos adjetivos aplicados ao cabelo, vistos como preconceituosos pelo público.

Na trama, Lidi Pantera (Claudia Raia) levou a filha para mudar seu visual e ficar com um cabelo “da moda”, pois ela acreditava que o look moderno ajudaria Manu a passar no teste para a novela Rainha da Sucata.

Ao ver o resultado da transformação, a ex-atriz de pornochanchada levou um susto, mas tentou fingir que gostou do penteado. Já a ex-apresentadora infantil quase caiu da cadeira do salão ao se ver no espelho, dando um berro.

Foram várias as cenas em que Manuzita mostrou seu descontentamento com o novo visual e teceu comentários pejorativos. Em uma delas, a jovem encontrou Jofre (Luiz Henrique Nogueira) no hall de seu apartamento, e ele também se assustou ao ver a garota. Disse não ter palavras para definir o visual.

“Pois eu tenho algumas: horrível, medonho, tô ridícula. Tô parecendo uma hippie louca. Mama, se eu não conseguir tirar essa moita da minha cabeça eu te mato”, esbrevejou ela, que ficou ainda mais irritada ao perceber que a energia elétrica de sua casa foi cortada. “Justo hoje eu não tenho como ligar o secador para tirar essa juba de leão”, reclamou.

Os comentários da personagem de Verão 90, que seriam tão incorretos na época em que se passa a novela, foram mal recebidos pelos telespectadores, que apontaram um tom preconceituoso.

Procurada, a Globo não comentou o caso até a publicação desta reportagem.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!