O DCM vai contar a história completa do caso FHC / Mirian Dutra e conta com você

Atualizado em 28 de março de 2016 às 10:27

mirian_FHC

 

Em fevereiro de 2016, numa entrevista à revista Brazil com Z, a jornalista Mírian Dutra falou de sua história com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Mirian contou do filho Tomás, cujo pai seria FHC, de como foi parar em Lisboa e depois Barcelona pela Globo sem trabalhar, do papel da empresa de Duty Free Brasif, que a empregou sem que ela precisasse pisar numa loja, entre outras revelações.

Em, seguida, ela entrou em contato com o repórter Joaquim de Carvalho e esmiuçou suas aventuras.

O exílio aconteceu porque FHC não queria que o caso vazasse e atrapalhasse seus planos. Ele era candidato à presidência da República e casado com Ruth Cardoso. Dois exames de DNA afirmam que Tomás não teria parentesco com o ex-presidente, mas Mírian Dutra contesta os resultados.

A mãe do filho secreto de FHC tentou voltar ao Brasil e teria sido convencida do contrário por políticos como Antonio Carlos Magalhães e seu filho Luís Eduardo.

De acordo com Mirian, os planos da Globo e de FHC de deixá-la longe não ficaram só na conversa. Como compensação por manter a jornalista na geladeira, FHC teria usado o BNDES para dar à emissora financiamentos a juro baixo.

Mas a história não está completa. Faltam pontas, detalhes e imbricações e provas que vamos apurar para este projeto especial.

O DCM vai mergulhar mais fundo num caso que mistura o privado e o público.

Vamos realizar uma série de reportagens com os personagens principais envolvidos no caso. De executivos da Globo, passando por políticos que tiveram papel relevante no episódio, vamos ouvir todas as partes.

Contaremos neste trabalho com Joaquim, jornalista com vasta experiência e autor de projetos anteriores, como A Lista de Furnas e A Sonegação da Globo. Os custos ajudarão a pagar a viagem de Joaquim à Europa para conversar com Mirian, bem como sua estadia e alimentação.

Além de matérias no Diário do Centro do Mundo, teremos um documentário.

Para colaborar, clique aqui. Contamos com você.

Um abraço.