
Durante a cerimônia de posse de Lula, boa parte do público chorou ao vê-lo subir a rampa do Palácio do Planalto e receber a faixa presidencial. O novo chefe do Executivo foi acompanhado de representantes do povo brasileiro e recebeu a faixa do mesmo grupo.
O ato simbólico gerou comoção nos apoiadores do petista, que acompanhavam o evento na Esplanada dos Ministérios e gritavam “meu presidente” ou cantavam o famoso “olê, olê, olê, olá, Lula”. Veja:
Público da Esplanada dos Ministérios chora e celebra ao ver Lula subindo rampa do Planalto https://t.co/nXWTUlcigK #g1 #posse pic.twitter.com/VUjQaXbCWP
— g1 (@g1) January 1, 2023
Segundo apurou o portal UOL, parte do público que viu o presidente subir as rampas nas grades ou pelos telões instalados na Esplanada ficou comovido. “O Lula representa tudo pelo o que a gente lutou nos últimos anos. A vitória dele é pelas pessoas que morreram na pandemia, pelas pessoas sem emprego, por toda essa barbárie que vivemos”, afirmou a professora Milena Silva, de Brasília.
Em ato simbólico, Lula recebeu a faixa das mãos de um grupo que representa o povo brasileiro, incluindo uma pessoa com deficiência. Angela Maria Costa, que possui 69 anos e é portadora de deficiência, se sentiu representada no momento.
“Muita emoção. Não poderia ser mais representativo. O povo que o elegeu. Abrangeu todo o povo brasileiro com suas diferenças. Extremamente simbólico e maravilhoso, fiquei muito emocionada e chorei muito. Representa a confiança que depositamos nele”, afirmou.
A jornalista Bianca Alves, de Brasília, comemorou a posse do petista e afirmou que “Lula veio para manter a democracia viva”.