Putin garantiu envio de fertilizantes ao Brasil em telefonema com Bolsonaro

Atualizado em 27 de junho de 2022 às 14:54
Foto de Bolsonaro sorrindo com aperto de mão em Vladimir Putin, presidente russo.
Jair Bolsonaro ao lado de Vladimir Putin. Foto: Alan Santos / Planalto

O presidente da Rússia Vladimir Putin garantiu o envio de fertilizantes ao Brasil em um telefonema com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na conversa, nesta segunda-feira (27), o tema tratado foi a segurança alimentar global, segundo a agência de notícias Reuters.

O ministro de Relações Exteriores, Carlos França, confirmou à CNN que Bolsonaro conversou com Putin. O ministro informou que a conversa ocorreu às 11h desta segunda e teve as participações dos ministros de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e da Agricultura, Marcos Montes.

Também à CNN, integrantes da diplomacia brasileira confirmaram a garantia de Putin de não interrupção da exportação de fertilizantes ao Brasil. No acumulado entre janeiro e maio, a aquisição de fertilizantes do Brasil alcançou 16,64 milhões, um aumento de 16,5% sobre 2021, segundo a agência marítima Cargonave.

Mais de 80% dos fertilizantes utilizados na produção agrícola no país são importados. O Brasil tem parceria comercial com a Rússia, que é um dos maiores produtores do insumo no mundo.

Em março, a então ministra Tereza Cristina, cotada atualmente para ser vice de Bolsonaro, solicitou ao comitê de segurança alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU) que fertilizantes não sejam incluídos na lista de sanções à Rússia, ou seja, que não tenham a exportação interrompida pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link