Putin propõe “duelo” de mísseis com os EUA: “Estamos prontos”

Atualizado em 19 de dezembro de 2024 às 18:18
Presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: REUTERS/KREMLIN.RU

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs nesta quinta-feira (19) um “duelo” de mísseis com os Estados Unidos. A declaração foi feita durante a conferência de imprensa anual realizada pelo governo de Moscou.

Putin rebateu o ceticismo ocidental sobre a capacidade do míssil hipersônico Oreshnik e afirmou que a nova arma pode derrotar qualquer sistema de defesa antimísseis americano.

Em seguida, o presidente russo sugeriu que ambos os lados selecionassem um alvo designado para ser protegido por mísseis dos EUA.

“Vamos realizar esse experimento, esse duelo tecnológico, e ver o que acontece”, declarou Putin. “Estamos prontos para tal experimento”, afirmou.

O Oreshnik é um míssil de alcance médio, capaz de carregar diversas ogivas, que são liberadas após o míssil entrar na atmosfera. Essa tecnologia dificulta a interceptação por sistemas de defesa aérea.

A arma foi usada pela primeira vez em 21 de novembro, durante um ataque na região de Dnipro, na Ucrânia. O ataque ocorreu após os EUA e outros países autorizarem o uso de armas de longo alcance por forças ucranianas para atingir o território russo.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line