Quaest divulga sua primeira pesquisa eleitoral do segundo turno

Atualizado em 6 de outubro de 2022 às 6:43
Ex-presidente e candidato Lula (PT) e o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL)
Foto: Antonio Molina, Pedro Ladeira

A Quaest divulga nesta quinta-feira (6) nova pesquisa sobre a disputa presidencial. É o segundo levantamento entre os principais institutos a ser divulgado sobre o segundo turno, no mesmo dia em que também deve ser publicada pesquisa do PoderData.

Nesta quarta-feira, o Ipec (ex-Ibope) divulgou uma sondagem encomendada pela TV Globo, colocando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 51% dos votos totais, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%. Em votos válidos, a vantagem do candidato do PT é de aproximadamente dez pontos percentuais, 55% a 45%.

Contratada pelo Banco Genial, a pesquisa Quaest entrevistou 2.000 eleitores entre 3 e 5 de setembro e a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07940/2022.

A apuração total do primeiro turno foi concluída nesta terça-feira (4). Lula somou 57.259.504 votos (48,43% do total de votos válidos) e Bolsonaro obteve 51.072.345 (43,2%).

A candidata Simone Tebet (MDB), que oficializou seu apoio a Lula, encerrou a disputa com 4,16% dos votos válidos, no terceiro lugar, enquanto Ciro Gomes (PDT), que também manifestou voto no petista, chegou a 3,04%, ficando na quarta colocação do pleito.

Texto originalmente publicado em BRASIL DE FATO

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link