Quaest e Atlas divulgam pesquisas para o segundo turno da eleição presidencial nesta quinta

Atualizado em 13 de outubro de 2022 às 11:49
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Fonte: Reprodução

Duas novas pesquisas de intenções de voto no segundo turno da eleição presidencial serão publicadas nesta quinta-feira (13). Realizados pelos institutos Quaest e AtlasIntel, os levantamentos serão publicados à tarde.

O diretor da Quaest, Felipe Nunes, confirmou que a pesquisa feita pelo instituto, contratada pelo banco Genial, sai às 14h. Segundo Nunes, o instituto vai usar uma nova abordagem, com o conceito de “likely voter” (“provável eleitor”, em português). Ou seja: vai levar em conta as pessoas que têm maior possibilidade de efetivamente votar no próximo dia 30.

Na primeira pesquisa divulgada pela Quaest após o primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 48% das intenções de votos, contra 41% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Considerando-se apenas os votos válidos, Lula teria 54%, contra 46% de Bolsonaro.

A empresa ouviu 2.000 eleitores, e a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-07106/2022.

Primeira pesquisa Atlas para o segundo turno

Já a pesquisa AtlasIntel será publicada às 16h30, segundo noticiou a própria empresa. Este é o primeiro levantamento da empresa após a votação no primeiro turno, quando Lula obteve 48,4% dos votos válidos, contra 43,2% de Bolsonaro.

Para a pesquisa, registrada no TSE com o número BR-06012/2022, 4.500 eleitores foram entrevistados, e a margem de erro é de até dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicado originalmente em Brasil de Fato.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link