A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta (11) mostrou o potencial de transferência de votos do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições municipais de São Paulo (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Belo Horizonte (MG). O levantamento usou como critério em quem os eleitores votaram na disputa presidencial de 2022.
O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) aparece com o maior voto de bolsonaristas da capital paulista (50%), enquanto Ricardo Nunes (MDB), apoiado oficialmente pelo ex-presidente, tem o potencial voto de 32% dos eleitores de Bolsonaro.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), rival do coach na disputa, tem o voto de 43% dos eleitores que votaram em Lula em 2022. Na sequência, aparecem como favoritos dos que escolheram o petista Nunes, com 17%; Tabata Amaral (PSB), com 13%; José Luiz Datena (PSDB), com 8%; e Marçal, com 6%.
No Rio, Eduardo Paes (PSDB), apontado como favorito com ampla margem em pesquisas de intenção de votos, tem a preferência de 80% dos que votaram em Lula e de 51% dos que escolheram o ex-presidente. Tarcísio Motta, do PSOL, aparece como segundo preferido dos eleitores do petista.
Alexandre Ramagem (PL), candidato apoiado por Bolsonaro na cidade, tem potencial para atrair 29% dos eleitores bolsonaristas.
Na capital mineira, os eleitores de Lula estão divididos entre Mauro Tramonte (Republicanos), Fuad Noman (PSD) e Duda Salabert (PDT). Os dois primeiros têm o potencial voto de 25% dos que escolheram o petista em 2022, enquanto a candidata tem 21%.
Bruno Engler (PL) é o favorito entre os bolsonaristas e conta com a intenção de votos de 38% dos que escolheram o ex-presidente. Tramonte aparece na sequência, com 27%, e Noman está em terceiro lugar, com 16%.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line