Qual é o salário de Tenente do Exército? Veja a tabela completa com os adicionais que aumentam o salário

Atualizado em 23 de julho de 2023 às 9:16

Por Jefferson S

A carreira militar é uma opção de vida muito atraente para muitos brasileiros que buscam estabilidade, benefícios e a oportunidade de servir ao país. No entanto, entender a estrutura salarial do Exército Brasileiro pode ser um pouco complicado, já que o salário bruto final é composto por uma série de fatores que podem fazer o salário final ser bem diferente do soldo.

A remuneração no Exército Brasileiro, bem como a da Marinha e da Aeronáutica, é estabelecida pela Lei nº 13.954/19. O salário final é composto pelo soldo, que é a base, e pelos adicionais que incidem em cima do soldo. Os adicionais mais conhecidos são o adicional militar, adicional de habilitação e a compensação por disponibilidade militar.

Composição do salário

Soldo
Parcela base do salário definida em lei

Adicional Militar
Benefício que é pago mensalmente para cada militar de acordo com seu posto ou graduação.

Adicional de Habilitação
O adicional de habilitação é concedido ao militar que possui “Habilitações Militares” específicas, que são qualificações ou especializações adquiridas durante a carreira. Este adicional é uma forma de reconhecer e recompensar a formação e o aperfeiçoamento profissional do militar. Ele incentiva a busca constante por conhecimento e habilidades que contribuem para o desempenho das funções militares.

Compensação por disponibilidade militar
A compensação por disponibilidade militar é um valor adicional pago ao militar devido à sua disponibilidade permanente e à dedicação exclusiva à carreira militar. Este valor reconhece que o militar, independentemente de seu posto ou graduação, está sempre à disposição do país, podendo ser chamado para o serviço a qualquer momento, inclusive em períodos de folga ou férias. Esta compensação é uma forma de reconhecer e recompensar este compromisso ininterrupto com as Forças Armadas.

Salário dos Tenentes do Exército Brasileiro
No caso dos Tenentes, existem duas patentes com diferentes salários e adicionais: 2º Tenente e 1º Tenente. De acordo com esta tabela divulgada pelo exército neste documento publicado em Setembro de 2020, considerando o soldo mais os três adicionais citados a remuneração média dos tenentes são as seguintes:

2º Tenente:
Soldo: 7.490,00
Adicional Militar: 1.423,09
Adicional de Habilitação: 1.699,83
Compensação por disponibilidade: 832,57
Total bruto aproximado: 11.445,49

1º Tenente:
Soldo: 8.245,00
Adicional Militar: 1.566,48
Adicional de Habilitação: 2.201,41
Compensação por disponibilidade: 1.055,77
Total bruto aproximado: 13.068,66

Clique para ler: Tabela completa de soldo das forças armadas

Observação: As informações dos adicionais fornecidas acima são médias e podem variar dependendo de fatores como localidade da OM que você serve, especializações e outras variáveis. A média foi disponibilizada pelo próprio Exército. Vale ressaltar também que são valores brutos, no salário final ainda incidem descontos como o Imposto de Renda e Pensão.

Militares. Foto: Reprodução

Publicado originalmente na revista Sociedade Militar

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link