Destaques

Quantas vidas um homem pode viver? Por Carlos Fernandes

Paulo

Morrer em vida é a pior de todas as mortes. E são infinitas as maneiras de morrer de morte tão trágica. Morremos quando traímos nossos valores, morremos quando não nos revoltamos com a miséria, morremos quando nos acostumamos com a injustiça, morremos, enfim, lenta e melancolicamente, quando paramos de sonhar.

Mas se a morte já não causa mais espanto, a vida, essa sim, merece ser celebrada. E infinitas também são as formas de viver. E de todas elas, lutar, talvez, seja sua maior expressão. A cada batalha travada em prol de um mundo mais justo, não importa se ganhando ou perdendo, renascemos enquanto ser humano. Maximizamos não somente a potência do existir mas, sobretudo, a do ser e a do viver.

Paulo Nogueira, que tantas batalhas travou por um Brasil escandinavo, viveu – e vive – como poucos nessa terra.  A cada traço seu, cuja soma das letras é sempre infinitamente inferior ao resultado da beleza, da estética, da poesia e da inteligência de sua mensagem, possui o poderoso dom de fazer renascer e reavivar nos seus leitores os mais belos sentimentos de amor ao próximo, decência nas causas, paz no interior e revolta do que legal, legítimo e humanamente não pode ser tolerado.

Paulo não morreu porque Paulo, mais do que um homem, é uma idéia, um sonho, um grito de liberdade. Paulo viverá enquanto existir nesse mundo um único sonhador, enquanto uma única injustiça que seja tenha o seu devido combate, enquanto um único brasileiro esteja disposto a sacrificar seus interesses pessoais em prol do coletivo. Paulo viverá enquanto ainda existirem motivos para viver.

É dessa forma que de luta em luta, Paulo segue vivendo. Sua vida, multiplicada por todas as vidas que ajudou a construir, já não nos permite decifrar quantas vidas Paulo vive. E se é através da luta que Paulo segue bravamente enganando a morte, nós do Diário do Centro do Mundo lhe garantimos querido editor, por muitas outras vidas ainda há de nos acompanhar.

 

Carlos Fernandes

Economista com MBA na PUC-Rio, Carlos Fernandes trabalha na direção geral de uma das maiores instituições financeiras da América Latina

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Carlos Fernandes

Recent Posts

RS decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública devido aos "eventos climáticos de…

1 hora ago

Temer e Bolsonaro reduziram sindicatos 9,2% dos trabalhadores

Por Vinicius Konchinski A Reforma Trabalhista de 2017 combinada com os quatro anos de governo…

8 horas ago

Um acordo que seria devastador. Por Moisés Mendes

Não pode ser verdade que altas autoridades do Judiciário teriam fechado um acordo para salvar…

8 horas ago

Fé no Brasil: nova campanha do governo Lula destaca avanços na economia

No Dia do Trabalhador, o Brasil celebra uma série de conquistas impulsionadas pelas políticas públicas…

8 horas ago

“Não haverá desoneração para ricos”, diz Lula em ato de 1º de Maio

Em discurso durante ato do Dia dos Trabalhadores nesta quarta (1º), o presidente Lula criticou…

10 horas ago

Nunes ameaça acionar Justiça Eleitoral contra Lula por pedir votos Boulos

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ameaçou acionar a Justiça Eleitoral contra o…

11 horas ago