Quantidade de brasileiros presos no exterior triplicou nos últimos 11 anos, diz Itamaraty

Atualizado em 4 de junho de 2023 às 9:56
Foto: Arturo Hernandez / Eyepix Group/Future Publishing via Getty Images

Nos últimos 11 anos, a quantidade de brasileiros presos em outros países triplicou, segundo números do ministério das Relações Exteriores. De acordo com o Itamaraty, o total de cidadãos do Brasil em penitenciárias de outros países em 2022 era 7,8 mil, número 212% maior em comparação com os dados de 2011, quando 2,5 mil pessoas estavam detidas em outras nações.

Há ainda 37,3 mil brasileiros que não entraram no índice e que foram detidos ao tentar cruzar a fronteira dos Estados Unidos de forma irregular. Esses dados são do governo dos EUA.

Arquivos enviados pelo Itamaraty para o site Metrópoles, que obteve documentos via Lei de Acesso à Informação (LAI), detalham país da prisão, tipo de crime, situação judicial e outras informações. O material vai de 2011 a 2022.

Número de brasileiros presos no exterior por ano

Em 2022, 4 mil brasileiros estavam presos na América do Norte, ou seja, o continente concentra 51% das detenções de cidadãos do Brasil em todo o globo. Somente no México, 3.709 pessoas estão na cadeia por infrações às regras de ingresso no país. As informações são do Metrópoles.

Outros 2 mil indivíduos estão presos na Europa (27% do total), e 1,1 mil (15%) na América do Sul.

Conforme o professor de direito internacional João Batista Rodrigues, a assistência de consulados a brasileiros é mais complicada para presos em países com o código penal mais duro. Ele cita as Filipinas como um exemplo. “Nas Filipinas a pena para o crime de tráfico é a morte, e nós não temos isso no Brasil”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link