Categories: BrasilDestaques

“Quanto mais batem em mim, mais eu sou candidato”: Lula no “Fora Temer”. Por Zambarda

Lula na Paulista no ato “Fora Temer”

 

“Eu devo dizer a vocês que quanto mais a mídia bate em mim, mais eu posso ser candidato a presidente. Todo dia tem notícia que eu estou rico, que eu sou ladrão. Só gostaria que essas pessoas tivessem o mesmo respeito que eu tenho por elas. Gostaria que respeitassem minha família”, disse Lula no protesto contra Temer na Avenida Paulista na sexta (10).

Quando o ex-presidente tocou no assunto de sua candidatura, falando mais pausadamente, o público entrou em êxtase e gritou com força. Muitos berravam “volta, Lula”. Aquele discurso foi o segundo dele na Paulista depois de 14 anos da sua posse como presidente da República, em 2003, quando também falou com a avenida.

Lula subiu diante do povo às 19hrs. O protesto havia começado às 17hrs.

Além de lançar sua possível candidatura e criticar a mídia, Luiz Inácio Lula da Silva não poupou Sergio Moro e as autoridades de Curitiba. “Não há nada mais nocivo que uma aliança entre a imprensa e os promotores do Ministério Público”, frisou.

Lula voltou a apontar que Michel Temer não age como presidente interino. Ele não vê solução para o país cortando ministérios e acha que, se fosse para cortar cargos no governo, deveria na Fazenda, no Planejamento, e não em outras pastas que representam menos gastos.

O ex-presidente realçou que os movimentos sociais fortes na rua atualmente são dos negros, das mulheres e dos LGBTs. Justamente as minorias que não são representadas nos ministérios de Temer.

Ao falar de Michel Temer, Luiz Inácio Lula da Silva fez uma comparação entre o interino e Fidel Castro. Ele disse que Temer agiu como o líder cubano quando marchou até Havana em 1959. “Mas Castro fez uma revolução, o que ele fez foi um golpe de Estado”.

Lula diz que essa mentalidade reacionária vem do período da ditadura militar. Afirmou que em 1964 ouviu sobre a “caça aos comunistas” e que não tinha entendido o que aquilo representava. Com a retomada democrática, ele acredita que as políticas voltadas aos mais pobres são mais eficientes. E completou sua fala afirmando que os “coxinhas” estão “envergonhados com o presidente Temer”.

O ex-presidente também discursou duramente contra José Serra, atual ministro de Relações Exteriores de Michel Temer e seu antigo rival nas eleições. Chamou o chanceler de “vira-lata” por exaltar as relações com os Estados Unidos e por diminuir as políticas diplomáticas de seu governo com países sul-americanos.

Aquele discurso na Avenida Paulista foi uma reflexão dele sobre o golpe e o papel da esquerda nas ruas e nas urnas nos próximos dias.

Acabada a fala de Lula, a Paulista já somava 100 mil pessoas no protesto que pedia a queda do governo Temer. A avenida fechou com tanta gente. A estimativa era dos organizadores, enquanto a Polícia Militar não divulgou números.

Na mesma noite de sexta-feira, o procurador Rodrigo Janot enviou um parecer pedindo que o STF mande ao juiz Sergio Moro a denúncia contra o ex-presidente Lula. No documento, ele teria atuado para evitar a delação do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, na Operação Lava Jato.

A decisão do caso está nas mãos do juiz Teori Zavascki, relator do processo. Se Dilma não cair no processo de impeachment e convocar eleições gerais, Lula realmente pode se lançar como candidato.

Porque o tiroteio na grande mídia contra ele não dá sinais que vai parar.

 

 

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Todos ainda querem ser Mujica. Por Moisés Mendes

José Mujica está doente. Informou esses dias que tem um câncer no esôfago e, que…

17 minutos ago

Temporais no RS matam 32 e podem provocar cheia recorde no Guaíba

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido aos temporais que assolam o…

28 minutos ago

Lula recebe primeiro-ministro do Japão nesta sexta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com o primeiro-ministro do Japão,…

41 minutos ago

Nos EUA, congressistas brasileiros encontram deputado que investigou Trump

Congressistas brasileiros e norte-americanos estão prestes a divulgar um manifesto conjunto em defesa da democracia.…

7 horas ago

Governador do RS diz que Porto Alegre terá enchente jamais vista

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em uma transmissão ao vivo…

7 horas ago

Ao CNJ, Gabriela Hardt admite erro em caso da Lava Jato e critica sucessor de Moro

Gabriela Hardt, conhecida por seu papel como juíza substituta nos casos da Lava-Jato no Paraná,…

8 horas ago