Destaques

Quanto ódio e quanta desinformação sobre o Oriente Médio. Por Lúcia Helena Issa

Foto: Reprodução

Publicado originalmente no Facebook da autora:

POR LÚCIA HELENA ISSA

Meu Deus, quanto ódio e quanta desinformação sobre o Oriente Médio!

Como jornalista e escritora que esteve seis vezes no Oriente Médio (quatro delas na Palestina, em Ramallah, Belém, Jerusalém, etc., a Palestina real, a parte o mundo todo considera Palestina e não Israel, e outras na Síria, Egito, Marrocos e Líbano), e que está para lançar um livro sobre o assunto, sinto-me no dever de explicar alguns conceitos básicos aos brasileiros sobre o Oriente Médio:

1) Os iranianos não são árabes mas têm um imenso respeito e afeto pela cultura árabe e pelos árabes em geral, mesmo sendo persas, ou seja, herdeiros de uma das mais antigas, culturalmente ricas e mundialmente respeitadas civilizações do mundo: a antiga civilização persa.

2) O Irã, ao contrário dos EUA, jamais invadiu países ou jogou bombas atômicas em lugar algum do mundo. Os EUA foram o único país do mundo a fazer isso. Suas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki mataram milhares de pessoas, muitas delas bebês.

3 ) De 1919 a 2019, os EUA já invadiram ilegalmente mais de 40 países do mundo, bombardearam e mataram milhões de civis, destruíram economias, estupraram, torturaram civis, cometeram crimes de guerra e manipularam a opinião pública mundial para que não fossem jamais punidos por isso.

4) Judaísmo e sionismo são conceitos muito diferentes. Entrevistei centenas de judeus que não apoiam o sionismo de EUA e Israel, um projeto de dominação do Oriente Médio que prevê o genocídio completo do povo palestino.

5) A palavra “judeu” não se refere a uma etnia, mas a uma religião. E é exatamente por isso que a ONU e o mundo todo condenaram Israel quando recentemente o país se declarou um “Estado Judeu”, mesmo tendo milhões de cristãos árabes e muçulmanos árabes vivendo em Israel, pois isso se configura um Apartheid religioso, sim. Pessoas que vivem em Israel são israelenses e não necessariamente judeus e há milhões de não-judeus em Israel que hoje são impedidos até de frequentar uma rodovia ou uma escola, construídas apenas para judeus. Vi em Israel ruas em que não-judeus, inclusive eu como cristã, são proibidos de entrar. E isso, em qualquer país do mundo, se chama segregação. Além disso, judaísmo (religião) e sionismo (movimento politico) são coisas completamente diferentes.

6) A palavra “muçulmano” também jamais se referiu a uma etnia e sim a uma religião. Existem brasileiros muçulmanos, indianos muçulmanos, árabes cristãos e muçulmanos chineses. Existem milhões de árabes cristãos no mundo, como eram meus avós, que imigraram para o Brasil. Os muitos cristãos que entrevistei na Palestina defendem os direitos dos palestinos muçulmanos e estão mais próximos dos palestinos em geral do que do governo de Israel! Quem acha simplesmente que o conflito em Israel é um” conflito entre judeus e árabes” nunca esteve na Palestina, não lê nenhum autor sério e não sabe nada sobre a região ou sobre o conflito.

7) Ninguém jamais deixou de ir a Palestina porque o Hezbollah impediu, até porque o Hezbollah é um partido político e um exercito não oficial do Líbano e não da Palestina!

8) O Hamas é um partido político com um braço armado, e um partido que hoje domina a Faixa de Gaza e não a Palestina como um todo, que é governada pela Autoridade Palestina, que já criticou inúmeras vezes o Hamas.

9) Uma significativa parte do Líbano é cristã, da Síria também, no Irã também existem cristãos e judeus vivendo bem e sendo respeitados em sua fé. Muitos cristãos só começaram a morrer na Síria recentemente depois que membros do ISIS foram armados pelos EUA para derrubar Assad (em vão), alimentando uma guerra que já dura 8 anos e já matou mais de 500 mil pessoas na Síria, onde estive recentemente.

10) Todos os países de maioria islâmica condenaram os atentados de 11 de Setembro (menos o Afeganistão). Todos os muçulmanos que conheci pregam a paz e condenam os atentados dos extremistas. Assim como os cristãos condenam extremistas cristãos que pregam o ódio aos gays, a outras religiões, etc.

11) Os EUA têm milhares de muçulmanos vivendo em paz em seu território e integrados em suas comunidades, cientistas e médicos premiados, professores universitários muçulmanos que nunca aparecem na sua TV.

12) A prefeita da sede da Autoridade Palestina é mulher e cristã, assim como a prefeita de Belém, a quem já entrevistei e cuja foto comigo já publiquei aqui. A mulher de Arafat, líder muçulmano histórico dos palestinos, era cristã e muito amada pelos muçulmanos!

13) Os cristãos iraquianos, que eram protegidos por Saddam Hussein no Iraque, começaram a morrer ou a deixar o Iraque, aterrorizados, depois da invasão dos EUA.

14) Os primeiros atentados terroristas na região do Oriente Médio atual foram cometidos por terroristas judeus de um grupo chamado Irgun, e não por muçulmanos palestinos. Historiadores israelenses sérios já falaram sobre isso.

15) Ytzhack Rabin, político amado por vários povos e líder dos judeus israelenses, foi assassinado em novembro de 1995, durante um atentado cometido por um judeu de extrema de direita e não por um muçulmano.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Ao CNJ, Gabriela Hardt admite erro em caso da Lava Jato e critica sucessor de Moro

Gabriela Hardt, conhecida por seu papel como juíza substituta nos casos da Lava-Jato no Paraná,…

30 minutos ago

Filhos do fundador das Casas Bahia brigam na justiça pela herança do pai

A disputa pela herança de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, atingiu um novo patamar…

2 horas ago

Ação contra ex faz juíza dos EUA se irritar com Valdemar e pedir sua presença no país

Nesta quinta-feira (2), uma audiência judicial virtual nos Estados Unidos envolvendo um processo movido pelo…

2 horas ago

Essencial: Lula envia R$ 55 milhões ao RS; Bruno Paes Manso fala ao DCM sobre ligações de prefeituras com o PCC

https://www.youtube.com/watch?v=4KyxpJKiyLo Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista os escritores Bruno Paes Manso…

2 horas ago

Chuvas no RS: Leite faz demagogia, mas aprovou só R$ 50 mil para Defesa Civil

  Já são 134 municípios gaúchos registrando problemas decorrentes dos altos volumes de chuva dos…

3 horas ago

Remoer o passado ou respeitar o presente? Por Kakay

O argumento usado pelo Presidente Lula e por alguns ministros sobre a não instalação da…

3 horas ago