Quaquá desiste de candidatura à presidência do PT e lança líder do MST contra Edinho Silva

Atualizado em 7 de maio de 2025 às 22:23
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, de terno e gravata, em pé, perto de microfone, sério
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT) – Reprodução

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, decidiu abrir mão de sua candidatura à presidência do PT (Partido dos Trabalhadores) em apoio a João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A decisão visa fortalecer uma alternativa ao ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, nome preferido pelo presidente Lula (PT) para o comando da legenda. Com informações da Folha de S.Paulo.

A movimentação de Quaquá ocorre em meio às articulações internas da sigla e será anunciada oficialmente durante a reunião da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), marcada para ocorrer em Brasília. O convite formal a João Paulo Rodrigues será feito nesta sexta-feira (9), durante a Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada em São Paulo.

A candidatura de João Paulo já havia sido cogitada em 2023, mas, à época, não avançou. Agora, com a retirada de Quaquá da disputa, o cenário interno do partido pode sofrer reviravoltas. Caso Rodrigues recuse o convite, o prefeito de Maricá deve retomar sua candidatura.

João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST, falando, de roupa branca, sério
João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST – Reprodução

Enquanto isso, aliados de Lula intensificam as negociações para consolidar o nome de Edinho Silva, buscando ampliar seu apoio para além da CNB. Um levantamento feito por integrantes da legenda indica que o pré-candidato lidera em diversos estados, o que fortalece sua posição.

No entanto, a possível entrada de Rodrigues na disputa pode resultar na formação de duas chapas dentro da mesma corrente interna, acirrando ainda mais a disputa pelo comando do partido.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.