Quase metade da população culpa Bolsonaro por aumento de preços, diz pesquisa

Atualizado em 27 de maio de 2022 às 13:01
42% da população culpam o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo aumento recente de preços no Brasil.
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

Realizada entre os dias 22 e 24 de maio, a Pesquisa PoderData mostrou que quase metade da população culpa o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela alta dos preços em todo o país. O presidente também não tem sido muito bem visto segundo as últimas pesquisas do DataFolha, com alta desaprovação e encalhado em segundo na intenção de votos. Os dados foram coletados em 3.000 entrevistas em 301 municípios nas 27 federações do páis.

Segundo o levantamento da PoderData, 42% da população afirma que Bolsonaro é culpado pelo aumento dos preços, já 18% acham que a culpa é dos governadores dos Estados. A pandemia de coronavírus apareceu com 16%, e a guerra na Rússia e Ucrânia, com 9%.

A população mais pobres (46%) e os moradores da região Nordeste (47%) são os que mais culpam Bolsonaro pelo cenário econômico no país. No Norte, está a maior parcela dos que responsabilizam os governadores pela inflação (33%).

Ainda de acordo com os dados, apoiadores de Bolsonaro tendem a culpar mais os governadores pelo cenário econômico, 38% fazem essa afirmação. Já entre os que desaprovam a gestão atual, 68% declararam o presidente como responsável.

Os dados foram coletados de 22 a 24 de maio de 2022, por meio de ligações. Foram 3.000 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação.

Os resultados do levantamento também afirmaram que 76% da população brasileira disseram que tiveram a vida prejudicada pela alta recente dos preços. Dentre os entrevistados, 1% não percebeu alterações, enquanto 20% dizem que esse fator não os prejudica. Os mais pobres, 80%, e os moradores do Nordeste, 81%, são os que mais relatam prejuízos com a inflação. Já entre os mais ricos,  3% dizem não ter percebido nenhum aumento nos preços, enquanto 66% se sentem prejudicados.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link