Quase metade dos apoiadores de Musk contra Moraes no X são fakes, diz levantamento

Atualizado em 23 de abril de 2024 às 20:44
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O embate entre o bilionário Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), gerou intenso debate nas redes sociais, mobilizando duas principais comunidades com diferentes índices de interações e uso de robôs.

Segundo um levantamento do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante os dias 8 e 9 de abril, foram analisadas cerca de 90 mil postagens no X (antigo Twitter), tanto em português quanto em inglês.

Com maior proporção de contas consideradas falsas, a base que impulsionou o posicionamento do empresário contra Moraes teve alto grau de compartilhamento (1,33 conexões por conta). Por outro lado, o grupo que se manifestou contra o dono do X é menos denso e engajado (1,19 conexões por conta), além de uma menor proporção de contas avaliadas como não autênticas.

Decisões do ministro do STF para a retirada de perfis da plataforma estão no centro do embate com o empresário, que atacou Moraes e ameaçou descumprir suas determinações. Musk se tornou alvo de dois inquéritos no STF após o episódio.

“Desenvolvemos um classificador baseado em inteligência artificial que identifica contas inautênticas. Observamos que Musk usa a plataforma dele para anabolizar o debate desde o primeiro dia do confronto digital com a Justiça brasileira”, explicou Marie Santini, fundadora e coordenadora do NetLab.

Segundo Santini, cerca de 41% das postagens em inglês e 35% das publicações em português foram identificadas como provenientes de contas falsas, “que estão ali para manipular o debate”.

Empresário Elon Musk. Foto: Caroline Brehman/EFE/EPA

“Quando decidiu que iria comprar o Twitter, Musk bateu muito na tecla de que a rede tinha robôs demais para tentar baixar o valor da compra. O empresário disse que iria eliminar esse cenário, mas não é o que está acontecendo. Obviamente, ele está usando a possibilidade em prol de si, para se promover e avançar suas pautas”, avaliou.

A pesquisa apontou que, na comunidade que apoia Musk, a proporção de contas consideradas autênticas é de 49,88%, enquanto quase metade são robôs (47,97%). Outras 2,15% não foram categorizadas.

Na base oposta, a maioria das contas é autêntica (58,67%), com uma menor proporção de robôs (35,58%).

Entre os perfis com alta performance digital que repostaram o conteúdo de Musk estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). Na rede contrária ao empresário, destacam-se o Sleeping Giants Brasil, a primeira-dama Janja e o influenciador Felipe Neto.

A pesquisa também revelou que na comunidade relacionada aos discursos de Musk, há uma maior proporção de postagens de contas inautênticas nos retweets, enquanto na comunidade oposta a maioria das contas é autêntica.

A proporção de contas consideradas autênticas é de 46,24%, enquanto a porcentagem de robôs é de 53,68% e outros 0,08% não foram categorizadas.

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