Quebra de sigilo de Milton Ribeiro é autorizada pela Justiça

Atualizado em 23 de junho de 2022 às 17:35
Foto: Pedro Ladeira

O juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal em Brasília, além de autorizar a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, autorizou a quebra dos sigilos bancários dele, da sua esposa, Myrian Pinheiro Ribeiro, da filha e do genro do pastor Arilton Moura.

Um dos motivos para a quebra foi a venda de um automóvel por Ribeiro para um dos pastores. A transação foi encontrada pela Controladoria-Geral da União. 

De acordo com o relatório da CGU, após o surgimento de denúncias de irregularidades no Ministério da Educação, que iam no sentido contrário das tentativas do ex-ministro de se descolar dos pastores, foi onde se deu a venda.

Um dos trechos do relatório diz: “Em desfavor da argumentação do Sr. Milton Ribeiro, que tentou demonstrar que adotou postura de distanciamento do pastor, pesa também o fato de ter realizado a venda de um automóvel ao senhor Arilton após as denúncias”.

Entretanto, a transação de compra e venda do veículo se deu após esses fatos. E, segundo a PF, Ribeiro teria recebido um depósito de R$ 30 mil de um empresário como forma de organizar um evento na cidade com a presença do então ministro.

Tanto o atual ministro da Educação Victor Godoy Veiga quanto o chefe de gabinete do MEC, Djaci Vieira, confirmaram ter ouvido a história sobre a negociação do automóvel.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link