Destaques

Queda de Moro salva Guedes. Por Helena Chagas

Sérgio Moro e Paulo Guedes. Foto: Wikimedia Commons

Publicado originalmente no site Os Divergentes

POR HELENA CHAGAS

Há três dias, ninguém dava nada pela permanência de Paulo Guedes no governo. Pressionado, sendo obrigado a executar uma política econômica na contramão de sua agenda liberal por causa da pandemia e, finalmente, atropelado pelo Plano Pró-Brasil do general Braga Netto – que, descobre-se agora, seria uma espécie de laranja do colega Rogério Marinho, do Desenvolvimento – Guedes já tinha sua queda precificada até pelo mercado. A demissão do ministro da Justiça, porém, deu uma injeção de energia política no ministro da Economia. Jair Bolsonaro percebeu que, depois de Mandetta e Moro, a saída de mais um chutando o balde poderia apressar seu próprio fim.

Daí a decisão do presidente de amanhecer o dia recebendo o ministro da Economia no Alvorada, fazendo-lhe agrados e dando entrevista para dizer que quem manda da economia é mesmo seu velho e bom Posto Ipiranga. Não ficou muito claro, na fala de presidente e ministro lado a lado, o que será feito de fato para a retomada da economia. Mas Guedes teve todo o espaço para dizer que a política econômica continuará a mesma no pós-pandemia – ou seja, a sua.

Se será mesmo assim, não se sabe. É muito provável que, seguindo a maré da enorme crise que assola o país, os desenvolvimentistas voltem com propostas de investimento público em obras e outros gastos – o que vai contra a  cartilha de Guedes. Na prática, dificilmente essa cartilha será retomada em 2021, ano que ainda será atravessado pela recessão provocada pela pandemia. E todo mundo sabe que Bolsonaro, do fundo do coração, tende a ser mais simpático aos planos de Marinho e Braga Netto do que à austeridade de Guedes no período pré-eleitoral.

Tudo isso vale, é claro, dentro de condições que permitam a Bolsonaro permanecer no cargo. É um arranjo frágil, mas que por ora manterá as aparências no Posto Ipiranga, ainda que lhe falte combustível.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Neymar doa milhões um estuprador e nada às vítimas das enchentes no RS

Neymar Júnior provou, mais uma vez, quais são as suas sórdidas prioridades. Diante da tragédia…

32 minutos ago

RS: número de mortos sobe para 75 e 103 pessoas seguem desaparecidas

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o final da semana…

1 hora ago

Desastres como o do RS já custaram mais de R$ 105 bilhões ao país; entenda

O Rio Grande do Sul enfrentou nesta semana uma tragédia causada por chuvas intensas, resultando…

2 horas ago

DCM ao Meio-Dia: Devastação ambiental, privatizações e falta de investimentos mandam conta

https://www.youtube.com/watch?v=C_fY5NWArv8 Gilberto Maringoni faz o giro de notícias e entrevista o jurista Paulo Ricardo Paes…

2 horas ago

Mortes em enchentes no RS chegam 66 e número supera tragédia de 2023

O Rio Grande do Sul registrou na manhã deste domingo (5) 66 mortes em decorrências…

4 horas ago

Chuvas no RS: fake news atrapalham resgates de pessoas ilhadas

O quarto dia da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul foi marcado por…

5 horas ago