Queiroga estipula prazo para começar a vacinar crianças

Atualizado em 3 de janeiro de 2022 às 16:37
Queiroga
Queiroga diz que vacinação infantil deve ocorrer na 2ª quinzena de janeiro

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, mudou a previsão para o início da vacinação de crianças contra a covid-19 para a 2ª quinzena de janeiro. A esperança anteriormente era começar na 1ª quinzena do mês. Queiroga fez a declaração hoje (3).

“Na 2ª quinzena de janeiro as vacinas serão distribuídas”, disse Queiroga. A expectativa do ministério é que a Pfizer entregue as doses para o grupo infantil a partir da semana de 10 de janeiro. O Brasil ainda não tem nenhuma vacina para crianças no país.

Rosana Leite, secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, disse que o ministério pretendia iniciar a vacinação infantil na 1ª quinzena.

Leia mais:

1- Neurologista denunciado por estupro é afastado pelo CRM do DF

2- Deputados ficam furiosos com Bolsonaro por mandar buscar médico nas Bahamas: “Só tem esse?”

3- Bolsonaro pode passar por cirurgia: “É o exame que vai determinar”

Vacinação infantil

A Anvisa aprovou em 16 de dezembro a aplicação do imunizante da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Depois que as vacinas pediátricas chegarem ao país, elas ainda precisam passar por fiscalização da Agência.

O contrato firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica para 2022 prevê disponibilizar doses para todas as faixas etárias incluídas no Programa Nacional de Imunização, no entanto, crianças ainda não estão inclusas. Haverá uma reunião às 19h do dia de hoje entre a pasta e a farmacêutica.

Em 23 de dezembro foi aberta uma consulta pública para que a sociedade pudesse se manifestar sobre o assunto. O processo foi encerrado no domingo (2). Amanhã (4) deve acontecer uma audiência pública sobre o tema.

Bolsonaro defende que a vacinação de crianças seja feita só com autorização dos pais e com prescrição médica.

Ainda não há previsão para quando o cronograma sobre a vacinação infantil será divulgado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.