Queiroga diz que criança não pode ser obrigada a receber vacina

Atualizado em 8 de fevereiro de 2022 às 19:17
Queiroga dando entrevista coletiva: Queiroga diz que criança não pode ser obrigada a receber vacina
Queiroga deu entrevista coletiva – Foto: Reprodução/Globo

Marcelo Queiroga falou nesta terça (8) que não tem permissão para obrigar criança a tomar vacina. O ministro da Saúde relatou que a imunização do público infantil é diferente do adulto.

O chefe da pasta se posicionou na entrada do Ministério durante coletiva de imprensa. Ele falava sobre o ritmo da vacinação infantil contra Covid-19. Cerca de 20% desse público recebeu a primeira dose do imunizante. “Cerca de 30% das crianças das capitais já foram vacinadas […] Mas vacinar uma criança, não é igual vacinar um adulto”, declarou.

“Eu mesmo tive a oportunidade de vacinar crianças aqui em Brasília e as vezes as crianças, você tem que convencer as crianças a se vacinar. Ninguém vai pegar uma criança à força e aplicar uma vacina com a criança berrando. Então nós estamos trabalhando para que os pais possam exercer esse direito”, acrescentou Queiroga.

Especialistas acusam o Governo Federal de criar barreiras para o avanço da vacinação infantil no Brasil. Por conta disso, a comissão de Direitos Humanos do Senado convocou o ministro e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, para explicarem sobre ações e comentários antivacina.

Leia mais:

1 – Câmara convoca Queiroga para explicar nota antivacina

2 – Sem nenhum prestígio, Queiroga tenta a sorte com o filho nas urnas

3 – Kicis e Queiroga entram na mira de procurador por vazamento de dados de médicos

Queiroga e governo Bolsonaro vacinaram menos de 20% das crianças

Apenas 18,8% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose da vacina até ontem (7). Para especialistas, esse percentual está longe do ideal. Boa parte dos estados brasileiros não conseguiu imunizar 15% desse público.

Vale ressaltar que Bolsonaro é contra a vacinação infantil, tanto que já deu diversas declarações antivacina. Porém, o Centrão tenta convencê-lo a mudar de ideia. Só que dificilmente isso acontecerá.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link