Quem é a youtuber mirim Esther, vítima de brincadeira sexista, que aparece com Bolsonaro em live

Atualizado em 11 de setembro de 2020 às 1:59

A menina que apareceu ao lado do presidente Jair Bolsonaro na live desta quinta-feira (10) é a youtuber mirim Esther Castilho, de apenas 10 anos. Ela faz sucesso na internet entrevistando famosos, principalmente cantores sertanejos.

Esther atua como jornalista há 4 anos, tem quase 20 mil inscritos em seu canal no Youtube e mora em Ribeirão Preto.

Esteve com Bolsonaro na comemoração do Dia da Independência, em 7 de Setembro, e foi convidada para um café da manhã com o presidente no Palácio da Alvorada na terça-feira (08).

Foi nesse contexto que viralizou ao questionar os presentes na reunião ministerial sobre as queimadas no Pantanal e receber como resposta gargalhadas.

Durante participação na live com o presidente nesta quinta, 10, Bolsonaro considerou válido conversar com Esther sobre sexualidade:

‘Quem não gosta de homem, gosta de mulher, não é isso?’, perguntou o presidente.

‘Ah, mas é feio isso aí’, respondeu a menina. ‘Tem que ser cedinho gente para vocês terem um futuro bem legal lá na frente. Eu, por exemplo, comecei cedo’.

‘Começou cedo? Como é que é? O quê?’, pergunta Bolsonaro, rindo com ar malicioso.

Inocente, a menina estava contando que começou na carreira de repórter com apenas 6 anos, porém o presidente insinuou outra coisa.

O ‘Programa da Esther’, nome do canal do youtube, é administrado por Rodrigo Castilho, pai de Esther, um ex-policial militar de São Paulo que se especializou em cinegrafismo e se dedica a produzir e a orientar a filha.

A cena absurda, irresponsável se considerarmos qualquer adulto, especialmente um presidente da República, logo despertou a atenção de lideranças e formadores de opinião.

Manuela Dávila comentou em seu Twitter:

“Objetivo: erradicar o trabalho infantil, a exploração sexual e proteger a infância das nossas crianças Obstáculo: Bolsonaro”.

A quem recorrer para por freio nas irresponsabilidades cometidas por Bolsonaro todos os dias?