Quem é Bella Hadid, modelo palestina retirada de campanha da Adidas após protestos de israelenses

Atualizado em 20 de julho de 2024 às 10:05
A peça publicitária removida pela presença de Bella Hadid. Foto: reprodução

A Adidas removeu, na última sexta-feira (19), uma campanha publicitária com a modelo Bella Hadid, de origem palestina, após virar alvo de críticas da comunidade judaica nos Estados Unidos.

A controvérsia surgiu porque a campanha promovia um tênis retrô, inspirado nas Olimpíadas de Munique de 1972, evento marcado por um ataque terrorista palestino que resultou na morte de 11 membros da equipe olímpica de Israel.

A Adidas, em uma tentativa de minimizar a polêmica, retirou a campanha do ar e emitiu um pedido de desculpas por meio de uma nota enviada à AFP.

“Estamos conscientes de que foram feitas conexões com eventos históricos trágicos – embora sejam completamente involuntários – e pedimos desculpas por qualquer transtorno ou angústia causado. Como resultado, estamos revisando o restante da campanha”, afirmou a marca alemã.

Quem é Bella Hadid?

Hadid, de 27 anos, é conhecida pelo engajamento e apoio aos direitos dos palestinos. Após a intensificação dos ataques israelenses em Gaza, em 7 de outubro de 2023, como resposta aos atos do Hamas, a modelo subiu o tom em defesa da população árabe.

Ela é filha da ex-modelo holandesa Yolanda Hadid (anteriormente Yolanda Van den Herik) e do milionário jordaniano-americano Mohamed Hadid, de origem palestina. Yolanda e Mohamed se casaram em 1994, tiveram três filhos e se separaram em 2000.

Através de Mohamed Hadid, Bella Hadid se converteu ao islamismo. Em uma entrevista à revista Porter, Bella comentou: “Ele sempre foi religioso e sempre orou conosco. Tenho orgulho de ser muçulmana”, disse.

Vale destacar que, já em 2017, Bella usou suas redes sociais para fazer um apelo em favor da justiça para o povo palestino.

“Ver as notícias e ver a dor do povo palestino me faz chorar pelas muitas gerações da Palestina. Ver a tristeza de meu pai, primos e família palestina, que estão sentindo muito por nossos ancestrais palestinos, torna isso ainda mais difícil”, escreveu a modelo.

Doença de Lyme

A família Hadid morava em uma fazenda de cavalos em Santa Barbara, uma região conhecida pela presença de carrapatos, que são vetores da doença de Lyme.

Bella, sua mãe e seu irmão caçula, Anwar Hadid, contraíram a doença, cujos sintomas incluem exaustão, fadiga e dores nas articulações. A condição também afeta a memória de Bella, tornando difícil para ela lembrar de tarefas simples.

Prisão

Além disso, aos 17 anos, Bella Hadid foi presa por dirigir sob efeito de álcool. O incidente aconteceu em julho de 2014, quando foi parada pela polícia na Pacific Coast Highway, em Los Angeles.

O bafômetro registrou um nível de álcool duas vezes acima do limite permitido. Naquele momento, Bella também estava com a carteira de motorista suspensa e ainda não tinha idade legal para consumir bebidas alcoólicas.

Cabelos loiros

Bella Hadid, famosa por seus cabelos castanhos, é, na verdade, loira natural. Na adolescência, ela decidiu escurecer os fios para se diferenciar de sua irmã, Gigi Hadid, também modelo e grande inspiração em sua trajetória de sucesso.

Clipe do The Weeknd

No final de 2015, Bella teve um relacionamento com o cantor The Weeknd. Ela fez uma aparição marcante no videoclipe da música “In The Night”, do álbum Beauty Behind the Madness, de seu então namorado.

Reprodução/YouTube
Bella Hadid no clipe de “In The Night”, do The Weeknd . Foto: reprodução

O videoclipe é conhecido por sua temática violenta e efeitos psicodélicos, retratando uma história fictícia envolvendo strippers e uma máfia. Bella aparece em cenas “perigosas”, como manuseando uma arma, pilotando uma moto em alta velocidade e até pegando fogo em uma piscina.

Hobbies

Uma curiosidade sobre Bella é sua coleção peculiar de brinquedos de borracha, particularmente patinhos de banho. Ela começou a colecioná-los aos 19 anos e dá nomes a cada um, como Reynaldo, Paula e A Temperamental.

Em um vídeo para a W Magazine, Bella revelou que se sentar na banheira cheia de espuma com seus patinhos a faz lembrar de outros hobbies, como nadar e mergulhar.

Reprodução/YouTube
Bella Hadid com seus patinhos de borracha. Foto: reprodução

Além disso, Bella é apaixonada por hambúrgueres e pizzas e tem um gosto apurado por tênis, com uma coleção que inclui modelos clássicos da Nike.

Cavalos

Sua paixão por cavalos é ainda mais antiga. Bella, que possui uma classificação nacional em equitação, participou de muitas competições até os 15 anos e chegou a considerar uma carreira no hipismo, com a meta de competir nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Contudo, a doença de Lyme a impediu de continuar com os treinos, levando à venda de seu cavalo favorito, Lego, e à mudança de rumo para a moda.

Reprodução/Instagram/@bellahadid
Bella Hadid com um de seus cavalos. Foto: reprodução

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link