Quem é Ben Mendes, influenciador do MBL que agrediu gerente de loja

Influenciador e pré-candidato ao governo de Minas Gerais, Ben Mendes se envolve em briga com gerente de loja em Betim; caso foi registrado por câmeras

Atualizado em 15 de março de 2026 às 22:32
O influenciador Ben Mendes. Imagem: reprodução

O influenciador digital Ben Mendes se envolveu em uma briga com a gerente de uma loja na última sexta-feira (13), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Câmeras de segurança registraram parte da confusão e mostram o momento em que a mulher recebe um tapa no rosto e, em seguida, é segurada pelos braços.

De acordo com o boletim de ocorrência, o desentendimento começou quando um funcionário do influenciador tentou retirar um produto no estabelecimento. A gerente informou que a retirada só poderia ocorrer mediante apresentação da guia de compra, documento que não estava com o funcionário naquele momento. Mendes, que aguardava do lado de fora, foi avisado da situação e entrou na loja para tentar resolver o problema.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por g1 (@portalg1)

Conhecido nas redes sociais, Benoni Benjamin Cardoso Mendes — nome verdadeiro do influenciador — acumula quase 500 mil seguidores no Instagram. Em seu perfil, ele se apresenta como advogado, estudante de medicina, jornalista, cristão presbiteriano, conservador e “anti-esquerda”. Casado e pai de três filhos, Mendes costuma abordar temas políticos e religiosos, além de defender o conceito de família tradicional.

O influenciador ganhou visibilidade principalmente por vídeos sobre direitos do consumidor. Nos conteúdos, ele recebe denúncias de pessoas que se dizem prejudicadas e acompanha os consumidores até estabelecimentos comerciais para tentar resolver conflitos. Segundo o boletim de ocorrência, a gerente afirmou ter reconhecido Mendes de uma gravação feita na mesma loja cerca de dois anos antes.

Mendes também anunciou, em fevereiro deste ano, que é pré-candidato ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. O anúncio ocorreu cerca de um mês após ele se filiar ao Missão, partido ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), criado em 2025. Essa não é a primeira denúncia de agressão contra o influenciador: em julho do ano passado, ele também se envolveu em uma briga de trânsito em Betim e foi acusado de agredir um motoboy após um desentendimento em um cruzamento.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.