Quem é Camilla Parker, nova rainha consorte “aprovada” por Elizabeth II

Atualizado em 8 de setembro de 2022 às 16:12
Camilla, Duquesa da Cornualha
Foto: Getty Images

Nesta quinta-feira (8), após o falecimento da rainha Elizabeth II, a Duquesa da Cornualha, Camilla, se tornou a rainha consorte do Reino Unido. O título vem junto da coroação do príncipe de Gales e herdeiro, Charles, como novo rei e chefe de Estado do Reino Unido.

Nnascida em 17 de julho de 1947, Camilla enfrenta a resistência de uma parcela da população por conta de seu histórico de relacionamento com Charles e à memória da princesa de Gales, Diana, ainda muito querida mesmo após 25 anos de sua morte.

Rainha consorte é o título designado para a esposa do rei vigente, que leva o grau de nobreza por seu cônjuge. Mesmo que Camilla tenha o título equivalente ao de seu marido, ela não exerce a mesma soberania, nem poderes políticos e militares que seu marido.

Casados desde 2005, o histórico do casamento do novo rei é marcado por polêmicas e manchetes de jornal, juntamente ligadas à fama de “antipático” que ele carrega.

Nos dias de hoje, Camilla auxilia Charles em seus deveres oficiais, e também está à frente de diversas organizações de caridade e que trabalham por assistência pública. Segundo um dos sites oficias da família real, Camilla apoia mais de 90 organizações com seu título de Duquesa.

Em fevereiro deste ano, ela recebeu a “aprovação pública” da rainha Elizabeth II durante o jubileu de platina da monarca. Na ocasião, a falecida rainha comemorava 70 anos de seu reinado e resolveu fazer o anúncio.

“Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal”, anunciou.

De acordo com o site oficial da família real, “a não ser que algo diferente seja decidido, a rainha consorte é coroado com o rei, em uma cerimônia similar, porém mais simples”.

O casamento de Charles e Camilla em 2005
Foto: Reprodução

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link