Quem é Carlos Antônio Vieira Fernandes, novo presidente da Caixa indicado por Lira

Atualizado em 25 de outubro de 2023 às 16:32
Carlos Antônio Vieira Fernandes, novo presidente da Caixa. Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a demissão da presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e anunciou Carlos Antônio Vieira Fernandes como seu sucessor no comando do banco. A troca no comando da Caixa já vinha sendo discutida desde julho e faz parte das negociações para fortalecer o apoio do Centrão ao governo.

Fernandes, que é servidor de carreira na Caixa desde 1989, possui formação em economia e estudos sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (Fafig), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e possui MBA em Estratégias Empresariais e Comércio Externo.

Além de sua trajetória na Caixa, ele atuou como ministro interino das Cidades e Integração no governo de Dilma Rousseff (PT) e ocupou cargos de destaque no Banco de Brasília (BRB) e na Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

Sua indicação para a presidência da Caixa está associada ao deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), com quem trabalhou no Ministério da Integração Nacional em 2012. Aguinaldo, por sua vez, é próximo de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, e para muitos o verdadeiro responsável pela indicação de Vieira ao posto.

A troca de comando no banco público ocorre em meio ao retorno de Lula à presidência, após uma licença médica devido a uma cirurgia no quadril.

A ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e o presidente Lula. Foto: Agência Brasil

A demissão de Rita Serrano foi confirmada pelo governo em uma reunião que contou com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Em nota, o Planalto agradeceu o trabalho e a dedicação de Rita Serrano e ressaltou que Carlos Fernandes dará continuidade ao trabalho da Caixa na oferta de crédito e execução de políticas públicas em áreas sociais, culturais e esportivas.

Leia a nota do governo na íntegra:

Nomeação de novo presidente da Caixa Econômica Federal

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com a Presidenta da Caixa Econômica Federal Rita Serrano e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo. Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio. Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.

O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.

Secretaria de Imprensa – SECOM

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link