Quem é Dr Luizinho, nome que o Centrão quer no Ministério da Saúde

Atualizado em 25 de junho de 2023 às 15:29
O deputado Doutor Luizinho (PP-RJ). Foto: Câmara dos Deputados

O Centrão, bloco parlamentar fisiológico da Câmara dos Deputados, está fazendo uma grande pressão sob o governo do presidente Lula (PT) para que o deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ) seja indicado ao Ministério da Saúde. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) é um dos fiadores da indicação. A pasta atualmente é comandada pela cientista Nísia Trindade.

Lula, no entanto, ainda não deu qualquer sinal de que cederá o ministério, que é um dos que tem o maior orçamento federal, ao Centrão. No PT, há forte resistência ao nome de Luizinho por ele ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições. A Saúde é da cota de escolha pessoal do presidente, e ele disse que Nísia fica.

Parlamentares do Centrão destacam que o atual Secretário de Saúde do Rio de Janeiro reúne todos os requisitos para assumir o ministério. De acordo com eles, Luizinho teria boa formação técnica, é respeitado no meio e conhece bem as necessidades políticas dos colegas.

Nísia Trindade é um quadro técnico e foi uma recomendação do ex-ministro da Saúde e atual ministro das Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha (PT). Na última segunda-feira (19), Padilha disse que é normal haver “jogo de pressão”. Nísia, por sua vez, afirmou que sua permanência no cargo “é uma prerrogativa do presidente”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link