Quem é Gonçalves Dias, chefe do GSI que aparece em imagens do 8 de Janeiro

Atualizado em 19 de abril de 2023 às 15:52
O presidente Lula e Gonçalves Dias, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Foto: Ricardo Stuckert

O general Marcos Edson Gonçalves Dias, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) já trabalhou com o presidente Lula durante outras gestões. GDias, como é conhecido, atuou no comando de segurança pessoal do presidente Lula entre 2003 e 2009.

À época, ele ficou conhecido como “sombra” de Lula, por estar ao lado do petista em todos os compromissos, como agendas oficiais, e outros programas, como pescaria. Após as duas primeiras gestões do presidente, GDias foi chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), período em que foi promovido ao posto de general.

Ele voltou a trabalhar com o petista durante a campanha eleitoral de 2022. Na época, sua equipe de segurança foi contratada para auxiliar na montagem de eventos do petista pelo país.

Durante a transição de governo, Dias foi indicado para integrar o grupo temático da área de inteligência estratégica. Ele é um dos conselheiros e interlocutores de Lula junto das Forças Armadas.

O general aparece em imagens divulgadas pela CNN Brasil durante os ataques terroristas de 8 de janeiro em Brasília. Na ocasião, o chefe do GSI estava no Palácio do Planalto e a emissora sugeriu que ele estava orientando os bolsonaristas que invadiram o prédio.

Os vídeos têm sido usados por bolsonaristas para estimular a narrativa de que o governo Lula teria papel nos ataques. O ex-presidente Jair Bolsonaro tem coordenado a criação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar os ataques terroristas de 8 de janeiro e implicar o presidente no evento.

Dias participaria nesta quarta (19) da comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados para falar sobre o ataque. Ele entregou, no entanto, um atestado médico e não participou da sessão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.