Quem é Hugo Calderano, estrela do tênis de mesa que pode ganhar medalha para o Brasil

Atualizado em 31 de julho de 2024 às 12:31
O mesatenista Hugo Calderano. Foto: reprodução

O Brasil tem grandes chances de conquistar sua primeira medalha no tênis de mesa com o carioca Hugo Calderano nas Olimpíadas de Paris-2024. Aos 28 anos, Calderano ocupa a 6ª posição no ranking mundial, mas foi confirmado como o quarto cabeça de chave nos Jogos, o que aumenta suas chances de chegar às fases finais.

Nesta quarta-feira (31), Calderano fez uma excelente partida contra o francês Alexis Lebrun nas oitavas de final, demonstrando seu alto nível de jogo. A China domina o ranking com quatro atletas, mas apenas dois podem competir na disputa individual. Assim, Wang Chuqin e Fan Zhendong, da China, Félix Lebrun, da França, já eliminado por Calderano foram os principais concorrentes na competição.

Estar entre os quatro cabeças de chave é uma vantagem estratégica para o brasileiro, pois evita confrontos com os chineses até a semifinal. Isso significa que ele pode chegar até a reta final sem enfrentar Wang ou Fan. Além disso, alcançar as semifinais já garante, pelo menos, a medalha de bronze, pois não há disputa pelo terceiro lugar. Ou seja, Calderano está a uma vitória de subir ao pódio. Seu próximo confronto será contra o sul-coreano Jang Woojin.

Nascido no Rio de Janeiro em 1996, Hugo começou a praticar tênis de mesa aos 8 anos. Aos 14, mudou-se para São Caetano do Sul, em São Paulo, para treinar com a seleção brasileira. Em 2013, foi o mais jovem a vencer uma etapa do Circuito Mundial da ITTF e o primeiro a vencer, no mesmo ano, etapas do Circuito Mundial Juvenil e Adulto. Em 2014, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China, a primeira medalha do tênis de mesa brasileiro em competições olímpicas.

Calderano é tricampeão latino-americano e atual tricampeão pan-americano. Atualmente, joga pelo Ochsenhausen, na primeira divisão da Bundesliga, na Alemanha, equipe que integrou de 2014 a 2021 e retornou em 2023. Na temporada 2021/22, jogou pelo Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia, na Champions League, e em 2022/23, competiu pelo Kinoshita Meister Tokyo na T-League, a liga japonesa de tênis de mesa.

Fora das competições, Calderano é um entusiasta de esportes e gosta de praticar basquete, vôlei e tênis, além de assistir a eventos esportivos na TV. Ele também pratica o cubo mágico, completando-o em uma média de 9 segundos.

No Mundial da Coreia do Sul, Calderano fez história ao ser o único não chinês a chegar às semifinais. Em Tóquio 2020, alcançou as quartas de final, realizando a melhor campanha de um brasileiro no tênis de mesa nas Olimpíadas. Após liderar por 2 sets a 0 contra o alemão Dimitrij Ovtcharov, acabou perdendo e foi eliminado antes das semifinais.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link