
Janaína Reis Miron é advogada, tem 49 anos e é irmã do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Ela foi presa nesta quinta-feira (15), após ser identificada pelo sistema de monitoramento Smart Sampa quando passava por uma Unidade Básica de Saúde no bairro do Socorro, na zona sul da capital paulista.
Janaína era procurada pela Justiça e tinha mandados de prisão em aberto relacionados aos crimes de desacato, lesão corporal e embriaguez ao volante. A identificação ocorreu por meio do sistema Smart Sampa, que utiliza câmeras de reconhecimento para apoiar ações de segurança pública no município.
De acordo com a defesa, representada pelo advogado Alexandre Fanti, Janaína realiza tratamento para dependência química ou de álcool e estava na unidade de saúde para retirar uma medicação. O defensor afirmou ainda que ela possui histórico de afastamento familiar e recomendação médica anterior para internação.

Foto: Reprodução
Em outubro de 2022, Janaína foi presa após ser flagrada dirigindo embriagada na Rodovia João Hipólito Martins, em Botucatu, no interior de São Paulo. Segundo registros policiais, ela conduzia o veículo em zigue-zague, quase colidiu com outros automóveis, recusou o teste do bafômetro, resistiu à prisão e desacatou os agentes, que relataram a necessidade do uso de algemas.
Na ocasião, a Justiça aplicou pena de prestação de serviços à comunidade, pagamento de prestação pecuniária e suspensão do direito de dirigir. No entanto, oficiais de Justiça não conseguiram localizá-la para intimações posteriores, o que levou ao pedido do Ministério Público para conversão da pena em prisão.
A Vara Criminal de Botucatu acolheu o pedido e expediu mandado de prisão definitivo, posteriormente comunicado aos órgãos de segurança. Janaína Reis Miron deverá passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (16), conforme informado por sua defesa.