Quem é Lari Bortolete, vereadora trans sequestrada no ES

Atualizado em 23 de agosto de 2022 às 12:03
Quem é Lari Bortolete, vereadora do ES que foi sequestrada
Vereadora Lari Bartolete
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A vereadora Lari Bortolote Marcon (Republicanos), de Rio Novo Sul, no Espírito Santo, foi resgatada pela Polícia Civil na noite desta segunda-feira (22) após ter sido sequestrada. A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

“A vereadora de Rio Novo do Sul Lari Bortolote foi resgatada nesta noite, graças ao trabalho intenso da nossa Polícia Civil, que agiu durante todo o dia de hoje. Os detalhes e mais informações serão apresentados pela SESP/PC”, escreveu Casagrande em suas redes sociais.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), criminosos entraram em contato com o irmão da vítima exigindo o pagamento de R$ 250 mil para a libertação da vereadora. O sequestro aconteceu por volta das 7h da manhã, na localidade de Mundo Novo, na zona rural do município.

Conhecida como Lari Camponesa, eleita em 2020, ela é a única mulher trans a exercer cargo de vereadora no estado. Biomédica de 27 anos, ela foi o sétimo nome eleito na Câmara Municipal de Rio Novo Sul, com 266 votos. Em seu mandato, visa priorizar a comunidade LGBTQIA+ e os jovens, porém sua principal bandeira é o homem do campo.

“A população do campo está abandonada. Falta saúde, lazer, muita coisa. Estou indignada com esse descaso. Sou moradora da zona rural, conheço as dificuldades do interior. Terei voz ativa na Câmara dos Vereadores e vou lutar por nossos direitos. Rio Novo tem tudo pra dar certo, mas vai mandato vem mandato e ninguém faz nada nessa cidade. As coisas vão mudar, vou fiscalizar e estarei sempre pronta para a sociedade”, afirmou a parlamentar, após ser eleita em 2020.

Em seu mandato, ela afirmou buscar trabalhar políticas para a juventude da cidade.

Após ser resgatada, a vereadora disse nas redes sociais que está bem, mas em choque com a situação. “Bom dia! Com toda a bênção de Deus e todas as orações de amigos e familiares, estou bem. Fui resgatada. Estou em choque ainda com toda situação! Mas quero agradecer a todos que estiveram torcendo por mim! E ao lado de minha família”, escreveu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link