Quem é Mané da Carne, o conselheiro do Corinthians processado por Janja. Por Luan Araújo

Atualizado em 19 de janeiro de 2023 às 21:29
Mané da Carne. Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (19), Rosângela Silva, a Janja, esposa do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), abriu processo contra Manoel Evangelista, conhecido como Mané da Carne que é conselheiro do Corinthians.

A primeira-dama do país pede indenização de ao menos R$ 50 mil reais por conta de um post ofensivo de Mané da Carne em dezembro de 2023, que tinha a seguinte frase: “Vamos aguardar esses anos com o sapo barbudo, a putana da Janja e os quarenta Ladrões”, disse o conselheiro.

Mas quem é Mané da Carne? Conselheiro do Corinthians há mais de 30 anos e conselheiro vitalício (que permanece no cargo até o fim da vida) desde 2002, após um acordo com o então presidente Alberto Dualib, ele ganhou força no clube primeiro nas categorias de base alvinegra e depois, ao ajudar na ascensão do grupo político do ex-presidente alvinegro Andrés Sanchez. Ele ganhou esse apelido por atuar como proprietário de açougues e frigoríficos.

Na gestão de Alberto Dualib (1993-2007), inclusive, o frigorífico de Mané da Carne fornecia carnes para o clube alvinegro, em um momento onde o conselheiro ganhou grande força política.

Mané também foi um dos mentores da breve carreira política do hoje bolsonarista Marcelinho Carioca, ex-atleta do alvinegro. Eleito deputado federal suplente em 2010, o ex-atleta abriu mão do lugar na Câmara para dar lugar a Elaine Abissamra, mulher de Jorge Abissamra, então prefeito de Ferraz de Vasconcelos, cidade na região leste da Grande São Paulo e local onde Mané da Carne tem grande influência política.

Analu Tomé denunciou mensagens machistas de Mané da Carne

Não é o primeiro caso de machismo e assédio a mulheres em que Mané de Carne se envolve. Em novembro de 2021, a também conselheira Analu Tomé denunciou um diálogo no grupo do conselho corinthiano no aplicativo WhatsApp. Na frase, Mané da Carne chamou de “bobagens” o que a conselheira escreve no grupo e sugere que ela “arrume um tanque de roupa para se divertir”.

Já em junho do ano passado, a também conselheira Suzy Miranda Sanchez denunciou ameaças de agressão de Mané da Carne, que proferiu as seguintes frases: “Estou de saco cheio da senhora sim, só fala merda, cala sua boca de bosta! Qualquer dia eu ainda vou te quebrar na porrada”; e também “Mulher tem que tomar porrada para aprender a ficar de boca fechada”.

Analu Tomé expôs mensagem machista de Mané da Carne

Em ambos os casos, o Conselho de Ética alvinegro, comandado por André Luiz de Oliveira, aliado político de Mané da Carne, arquivou as acusações das conselheiras ofendidas por Mané da Carne.

Mané da Carne é conselheiro da base de apoio do atual presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves e até hoje não foi punido dentro do conselho do clube, que conta com maioria absoluta do grupo Renovação & Transparência, no poder do alvinegro desde 2007.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link