Quem é Maya Sham, refém que aparece em vídeo do Hamas

Atualizado em 17 de outubro de 2023 às 13:18
Maya Sham é a primeira refém do Hamas que teve imagens divulgadas. Foto: Reprodução

Nesta segunda (16), o Hamas divulgou o primeiro vídeo de um refém israelense: Maya Sham (21). A jovem, que também tem cidadania francesa, aparece tendo seu braço enfaixado por um médico e pede para ser levada “o mais rápido possível” para sua família.

Neta de um chileno, ela foi sequestrada durante a rave Universo Parallelo no último dia 7. Ela passou por uma cirurgia de três horas e recebeu medicamentos.

Segundo a mãe da jovem, Karen Schemm, ela é “a pessoa mais criativa do mundo”. “Ela cozinha, pinta, está aprendendo a tatuar. Não há nada que ela não saiba. Tudo que ele toca vira ouro. Ela é minha melhor amiga e daria minha vida para trazer minha filha de volta para casa”, relatou.

Maya Sham. Foto: Reprodução

Karen descreve a filha como “seu bebê” e diz que é “o coração da família”. “Peço aos líderes mundiais que a minha filha nos seja devolvida no estado em que se encontra hoje, assim como os outros reféns”, afirmou em coletiva de imprensa em Tel Aviv.

A mãe diz que seu último contato com a filha ocorreu enquanto ela tentava fugir do ataque. Segundo ela, membros do Hamas atiraram nos pneus do carro em que a filha escapava e Maya se separou das outras pessoas que estavam no veículo.

Autoridades israelenses afirmam que há 199 reféns sequestrados pelo Hamas e as Forças de Defesa confirmaram que ela foi uma das pessoas raptadas pelo grupo. “Neste momento, estamos implementando todas as medidas operacionais e de inteligência para o regresso de todos os reféns – incluindo Maya”, comunicou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link