
O encontro entre o ministro Alexandre de Moraes e o humorista Mizael Silva, criador do personagem “advogado do Xandão”, marcou o início do evento “Leis e Likes” no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (13). O momento descontraído chamou atenção quando Moraes, alvo de sanções dos EUA, brincou: “Você sabe falar inglês? Para me defender nos Estados Unidos”.
Mizael dos Santos Martins da Silva, 27 anos, é hoje um dos humoristas mais conhecidos da internet brasileira, com mais de 3,7 milhões de seguidores no Instagram. Nascido em João Pessoa e criado pelos avós, começou a criar conteúdo na internet para ajudar nas despesas de casa, após trabalhar como vendedor de caldo de cana em feiras livres, cobrador de ônibus e promotor de vendas.
A virada na carreira começou entre 2017 e 2018, quando participou de um canal no YouTube de um amigo, fingindo conhecer pessoas na praia, em uma cena que chamou atenção pela espontaneidade. A partir daí, passou a produzir vídeos próprios com tom satírico, retratando situações cotidianas e alcançando milhares de visualizações, como no caso em que tentou, de forma cômica, entrar com uma moto em um ônibus para ironizar o preço da gasolina.
🇧🇷 “Você fala inglês? Para me defender nos Estados Unidos?”, diz Alexandre de Moraes para humorista Mizael Silva, que interpreta o “advogado do Xandão” nas redes. pic.twitter.com/W7X4t6euG1
— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) August 13, 2025
Em agosto de 2023, Mizael sofreu um acidente de moto ao colidir com a traseira de um caminhão, sendo levado para o Hospital de Trauma de João Pessoa. Ele afirma não se lembrar do momento da colisão, apenas da chegada ao hospital. O episódio o afastou temporariamente das redes sociais, mas, no retorno, no fim daquele ano, reformulou o formato de seus vídeos.
Ao lado do cinegrafista Valdez, passou a aparecer de terno e gravata, incorporando o personagem “advogado de Alexandre de Moraes”. O quadro “De Mala e Cúia”, em que viaja para cidades da Paraíba e, depois, para estados como Pernambuco, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro, ampliou seu alcance e consolidou bordões como “filma isso, Valdez” e saudações para William Bonner e Fátima Bernardes como se estivesse em um link ao vivo no “Jornal Nacional”.
O reconhecimento digital levou Mizael a ser um dos 26 influenciadores convidados para o evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, promovido pelo STF nos dias 13 e 14 de agosto de 2025.