O advogado Nelson Wilians, conhecido pelo estilo de vida ostentador nas redes sociais, já foi contratado pela campanha do bolsonarista Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, e recebeu R$ 10 mil por serviços advocatícios.
Wilians é fundador de um dos maiores escritórios de advocacia empresarial do Brasil e possui 1,1 milhão de seguidores no Instagram. Ele se destaca pela presença ativa nas redes sociais, com postagens que lembram o estilo “coach”.
Durante a entrevista de Marçal no programa “Roda Viva”, em 2 de setembro, Nelson Wilians ganhou destaque. Na ocasião, o ex-coach comentou que, se tivesse sido defendido por Wilians em um processo de 2010, no qual foi acusado de integrar uma quadrilha que aplicava golpes na internet, provavelmente não teria sido condenado. O advogado estava presente no estúdio como parte da equipe de Marçal.
Quem é Nelson Wilians?
Nelson Wilians Fratoni Rodrigues, nascido em Cianorte, Paraná, em 14 de março de 1971, é um advogado e empresário. Formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino em 1993, Wilians fundou o escritório Nelson Wilians Advogados Associados (NWADV) em 1999, que rapidamente se tornou o maior escritório de advocacia do Brasil, reconhecido por oferecer serviços completos nas áreas do direito empresarial, como trabalhista, tributário, societário, penal estratégico, imobiliário e do agronegócio.
Durante a faculdade, Nelson trabalhou em diversas atividades, como no RH da Santa Casa de Misericórdia de Jaú e em postos de gasolina nos finais de semana. Em 1999, abriu seu primeiro escritório de advocacia em sociedade com Adirson de Oliveira Júnior.
O empreendimento cresceu rapidamente e, em 2009, expandiu para todas as capitais do Brasil. Em 2014, o escritório ampliou sua presença internacional, estabelecendo representações em países como Portugal, Índia e China.
Hoje, o NWADV possui 29 filiais e atua em diversos segmentos, tendo representado grandes empresas como Havan, Prevent Sênior e Banco do Brasil. Além de ser sócio-fundador do NWADV, Nelson Wilians é presidente do NW Group, uma holding que inclui empresas como a Nelson Wilians Soluções, o Instituto Nelson Wilians (INW) e Nelson Wilians Investimentos.
Em 2024, ele se tornou o primeiro advogado a estampar a capa da revista Forbes Brasil. Em maio de 2023, Wilians ganhou visibilidade ao aparecer ao lado das filhas de Gugu Liberato em um vídeo inspirado na série “Succession”, relacionado à disputa pela herança do apresentador. Recentemente, ele também lançou o livro “Loucura não. Coragem!”, no qual oferece conselhos sobre comunicação e marketing para advogados.
Na vida pessoal, Nelson é casado com Anne Carolline Wilians Vieira Rodrigues, diretora executiva do Instituto Nelson Wilians. Eles têm quatro filhos: Benjamin, Adam, Athina e Helena Wilians.
Nas redes sociais, o advogado ostenta carros, viagens, passeios de lancha, na maioria das vezes acompanhado de amigos e familiares. No TikTok, vários vídeos de Nelson mostrando sua rotina, principalmente pela manhã, ao sair para trabalhar, já viralizaram.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Polêmicas
Wilians esteve envolvido em várias polêmicas ao longo de sua carreira. Uma delas envolve disputas judiciais com ex-sócias do escritório Nelson Wilians Advogados, que o acusaram de irregularidades financeiras e falta de prestação de contas, segundo a revista Veja.
Uma das ex-sócias, após 12 anos na empresa, alegou ter saído sem acesso a informações financeiras e sem receber sua participação nos lucros. Recentemente, a Justiça determinou que Wilians abrisse todas as suas contas para análise, trazendo ainda mais atenção para a gestão do escritório.
“É importante destacar que, além de nunca ter sido realizada prestação de contas espontaneamente à requerente durante o período em que foi sócia, a requerida negou o acesso da requerente às informações, documentos e contas, mesmo após notificação formal”, diz a ação na Justiça.
Posteriormente, segundo o portal DireitoNews, a juíza Thaissa de Moura Guimarães declarou o processo extinto, destacando a inadequação da via processual e a complexidade da participação da autora na sociedade, que exigiria uma investigação mais aprofundada.
Outra controvérsia foi a notificação do Tribunal de Ética da OAB-SP ao escritório Nelson Wilians Advogados por publicidade em jornais de grande circulação, incluindo “Folha de S.Paulo” e “Estadão”, segundo o Conjur. A OAB considerou o material publicitário do escritório de caráter mercantilista, o que é contrário às normas da entidade para a publicidade na advocacia.
O escritório também patrocinou tiras da cartunista Laerte, gerando críticas por suposta captação de clientela. Nelson Wilians rebateu, afirmando que o conteúdo tinha caráter informativo e estava em conformidade com as regras da OAB.