Quem é o atleta paralímpico Vinícius Rodrigues, quinto eliminado do BBB 24 com 9,92% de votos

Atualizado em 24 de janeiro de 2024 às 8:58
O atleta paralímpico Vinícius Rodrigues, no BBB 24. (Foto: Reprodução)

O paratleta Vinícius Rodrigues, aos 29 anos, enfrentou sua eliminação no BBB 24, sendo o quinto participante a deixar a casa. O resultado, anunciado na terça-feira (23), revelou que o paranaense recebeu 9,92% dos votos no único paredão com cinco concorrentes até o momento.

As porcentagens dos demais participantes variaram, destacando-se Alane com 40,85%, Luigi com 12,52%, Marcus com 20,75% e Pitel com 15,96%.

Vinícius foi indicado ao paredão após ser o mais votado durante a formação no domingo (21). Sua participação gerou debates sobre a acessibilidade do programa para pessoas com deficiência, enfrentando apelidos pejorativos de outros jogadores e envolvendo-se em situações polêmicas, como a discussão com Davi, de 21 anos.

Atletismo e acidente

Vinícius iniciou sua jornada no atletismo aos 19 anos, após um acidente de moto que resultou na amputação de sua perna esquerda.

O incidente ocorreu em 2013, quando um motorista fechou sua moto, causando o acidente. Terezinha Guilhermina, medalhista paralímpica, visitou Vinícius no hospital, inspirando-o a se tornar um atleta paralímpico.

“Recebi a visita da Terezinha, que me mostrou o esporte. Com três dias, dentro do hospital, virei a chave. Vi um atleta correndo com prótese e pensei: ‘quero isso para mim’”, disse Vinícius.

Recordista paralímpico

Em 2019, o atleta tornou-se recordista mundial dos 100 metros para amputados de perna, completando a prova em 11 segundos e 95 milésimos. Sua estreia nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2021, resultou em uma medalha de prata e a conquista do melhor tempo nas semifinais. No mesmo ano, alcançou o bronze em Doha e, em 2023, conquistou a medalha de prata em Paris.

No BBB, Vinícius expressou sua preferência por conviver com pessoas alegres e afastar-se de negatividade. Agora, fora da casa, ele se prepara para disputar os Jogos Paralímpicos de Paris, em agosto deste ano. Sua jornada no reality trouxe à tona não apenas seu lado competitivo, mas também sua resiliência como atleta paralímpico.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link