Destaques

Quem é o general Amaro, militar que trabalhou com Dilma escolhido por Lula para ser o novo ministro do GSI

O general do Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos – Foto: Marcos Corrêa/PR

Na última quinta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o general Marcos Antonio Amaro dos Santos para assumir o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) após a demissão do ex-ministro-chefe da pasta general Gonçalves Dias.

Integrantes das Forças Armadas acreditam que Marcos Antonio pode ser a escolha ideal para o atual momento de reestruturação do GSI, uma vez que, segundo os militares, o general é um homem calmo, ponderado e conciliador. Com informações da CNN.

Filho de Joaquim Amaro dos Santos e de Iolanda Zanon, o general nasceu em 25 de setembro de 1957 na cidade de Motuca, no interior de São Paulo. Ele ingressou no Exército Brasileiro em 4 de março de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes, onde concluiu o curso em 1976.

Um ano depois, Marcos Antonio entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras. Lá, ele se formou em 1980, sendo declarado aspirante a oficial de Artilharia.

O general do Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos – Foto: Reprodução

O general também realizou os cursos de formação, aperfeiçoamento, altos estudos, política, estratégia e alta administração do Exército. Ele ainda concluiu os MBAs em Excelência Gerencial com ênfase em Gestão Pública pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Amaro serviu nas unidades militares de Artilharia em Jundiaí (SP), no Rio de Janeiro e em Olinda (PE). Além disso, como coronel, Marcos Antonio comandou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército entre 2004 e 2005. De 2007 a 2010 foi chefe da Divisão de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército.

Ao chegar ao generalato, ele liderou a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá. Depois disso, já em 2015, Amaro estava à frente da Casa Militar, que foi ligada à Presidência da República após reforma ministerial executada pela então presidente Dilma Rousseff (PT). Na época, o GSI perdeu o status de ministério e foi integrado à Secretaria de Governo.

Anteriormente, ele foi secretário de Segurança Presidencial. O general também assumiu a 3ª Divisão de Exército em Santa Maria (RS). Em 2018, se tornou secretário de Economia e Finanças do Exército.

Já em abril de 2020, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Marcos Antonio assumiu a chefia de Estado-Maior do Exército. Posteriormente, em julho daquele mesmo ano, ele passou a ser comandante militar do Sudeste e, em janeiro deste ano, foi para a reserva da Força.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Yurick Luz

Recent Posts

Ditadura: Brasil será denunciado por Corte Interamericana; entenda

O Brasil será denunciado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por não cumprir a sentença…

13 minutos ago

Julian Assange vence nova batalha na apelação contra extradição para os EUA

Julian Assange ganhou o direito a uma nova apelação em sua longa batalha contra a…

49 minutos ago

Fake news dominam discussões sobre chuvas no RS nas redes, diz pesquisa

Um levantamento realizado pela Escola de Comunicação Digital da FGV Rio, a pedido da coluna…

1 hora ago

Eleições 2024: PL de Bolsonaro proíbe apoio candidatos de outros partidos

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, emitiu um comunicado interno que proíbe os parlamentares…

1 hora ago

Café da Manhã: Morte de presidente do Irã leva mais lenha na crise do Oriente Médio

https://www.youtube.com/watch?v=-GLodMeCLhw Leandro Fortes comenta e analisa o noticiário, conversa com a analista internacional, Rose Martins,…

2 horas ago

Eduardo Leite assume que questão ambiental nunca foi prioridade: “Outras agendas”

Eduardo Leite (PSDB) afirmou que reconhece que estudos apontavam a possibilidade de haver uma elevação…

2 horas ago