Quem é o jovem que tem espalhado outdoor contra Bolsonaro, apesar da resistência de empresários de mídia bolsonaristas

Atualizado em 26 de agosto de 2020 às 11:46
Outdoor contra Bolsonaro em Maceió

O empresário Thiago dos Reis, que faz sucesso na internet com o canal Plantão Brasil, está com dificuldade para instalar outdoors contra Bolsonaro em algumas cidades do Brasil.

“Alguns proprietários de empresas dizem que não querem se envolver em política e recusam prestar o serviço”, disse.

Essas mesmas empresas, segundo ele, não recusaram nenhum outdoor de clientes que no passado queriam protestar contra Lula.

É o caso de uma empresa de Curitiba, cujo diálogo ele arquivou para usar em reclamação que está apresentando aos serviços de defesa do consumidor.

“Eles não podem usar dois pesos e duas medidas. Prestar serviço para um e recusar para outro, quando se trata de mensagens equivalentes, só mudando o nome do político”, afirmou.

Em conversa pelo WhatsApp, o responsável por uma empresa de Curitiba recusou o serviço com um argumento típico de seguidor de Bolsonaro.

Disse que a empresa preservava “a moral e os bom costume” e, por isso, não aceitou veicular outdoor que apenas associava o nome de Bolsonaro ao número de mortos pela covid-19.

Também recusou a mensagem que esclarecia a população sobre a origem do auxílio emergencial de R$ 600 — foi um movimento da oposição, a proposta de Bolsonaro era de R$ 200 por mês.

“Essa campanha, no caso, podemos gerar conflito entre as pessoas… preferimos não veicular”, respondeu o proprietário.

Em Curitiba, quando Lula prestou seu primeiro depoimento a Moro, em maio de 2017, as empresas de outdoor não recusaram propagandas politicas muito agressivas, como a que dizia:

“Seja bem-vindo! A República de Curitiba te espera de grades abertas”.

Um dos que assinavam a mensagem era o Vem Pra Rua, movimento que tem forte conexão com um partido politico, o Novo.

Apesar disso, ele recorreu a outras empresas e acabou instalando outdoor na cidade, com mensagens sobre a falta de ação eficaz para combater a pandemia.

Thiago dos Reis é filiado ao PT, mas não atua diretamente no partido. Seu trabalho, voluntário, é no YouTube e agora nessa campanha de outdoors.

“Minha filiação no PT foi um ato de resistência quando percebi que a imprensa e a Lava Jato, aliadas a Eduardo Cunha, Aécio Neves e outros políticos de direita, avançavam no movimento que levaria ao golpe contra a então presidente”, comentou.

Thiago dos Reis

Profissional de marketing, Thiago, de 32 anos de idade, morou na Espanha e Polônia, onde testemunhou a ascensão de organizações proto-fascistas, como no Brasil.

Torcedor do São Paulo, Thiago dos Reis já teve um blog para dar notícias sobre o Tricolor e entrevistou o então presidente, Juvenal Juvêncio, e o superintendente de futebol, Marco Aurélio Cunha.

Em 2012, passou a gravar vídeos com análises políticas, quando percebeu que havia um movimento para desestabilizar Dilma Rousseff, cujo governo aprovava. Em pouco tempo, seu canal na internet cresceu, e ele tem hoje mais de 300 mil seguidores.

Com a ascensão do bolsonarismo, passou a denunciar os desmandos do governo. Mais recentemente, também movimentou sua comunidade para arrecadar recursos para a instalação de outdoors em todo o Brasil.

“Vi que era preciso sair da caixinha”, disse.” Os outdoors são bancadas através de vaquinhas.

Thiago dos Reis já instalou outdoor em Maceió, onde reside, com mensagem sobre casos nebulosos que envolvem Bolsonaro, além de Curitiba.

Também conseguiu espaço em Paris, com um projetor, instalou painel luminoso em Florianópolis, um outdoor em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e Marabá, na Pará.

Continuará na sua campanha, mesmo encontrando muitas portas fechadas. Ele tem certeza de que a recusa está associada à posição política dos empresários.

Para estes, ele reserva reclamação no serviço de proteção ao consumidor.

Thiago já planeja instalar outdoor com a pergunta de um milhão de dólares:

“Bolsonaro, por que Queiroz depositou R$ 89 mil na conta da sua esposa, Michelle?”