
O pastor bolsonarista Elias Cardoso, presidente da Assembleia de Deus – Ministério de Perus, em São Paulo, desejou que os organizadores do desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula, tenham “câncer na garganta”.
Elias lidera a AD Perus há cerca de duas décadas ao lado da missionária Lígia Cardoso. A denominação tem 77 anos de atuação e é uma das ramificações das Assembleias de Deus no país.
O pastor é identificado com pautas da extrema-direita e já manifestou apoio público ao bolsonarismo. Ele também mantém interlocução no meio político paulista. Em 2022, por exemplo, o religioso se manifestou a favor da reeleição de Jair Bolsonaro e disse que ele representava “a defesa dos princípios cristãos”.
No ano anterior, durante uma pregação, ele disse que “é proibido crente se filiar a partido de esquerda”. “Pede baixa do Ministério, pede baixa de membro da igreja. PT, que mais? PSOL, PCdoB. Você já pensou o crente filiado ao PCdoB? Partido Comunista Brasileiro, que detesta crente? Enforca e mata o crente nos outros países?”, disse na ocasião.
Em setembro de 2025, Cardoso recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo na Assembleia Legislativa de São Paulo, por iniciativa do deputado André Bueno (PL).

No vídeo em que roga uma praga nos membros da escola de samba, o pastor diz os eguinte: “Eles tripudiaram a nossa fé. Não vamos responder, vamos orar. Quando eles estiverem com câncer na garganta, vão lembrar com quem mexeram”.
A reação do pastor teve como foco uma ala específica do desfile chamada “Neoconservadores em conserva”. O grupo apresentou integrantes fantasiados como latas que estampavam a imagem de uma família tradicional, em crítica a setores identificados com o neoconservadorismo.
Segundo a escola, o enredo abordou segmentos como o agronegócio, mulheres de classe alta, defensores da ditadura militar e setores evangélicos, relacionando-os a pautas contrárias ao governo, como debates sobre privatizações e a escala de trabalho 6×1.
Veja o vídeo do pastor:
⛪ O pastor Elias Cardoso, da Assembleia de Deus de Perus (SP), criticou o desfile da Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Lula. Ele afirmou que vai orar pelos carnavalescos e declarou que eles “vão lembrar” do episódio “quando estiverem com câncer na garganta”. pic.twitter.com/AZwTHD3XP9
— Congresso em Foco (@congressoemfoco) February 18, 2026