Quem é o pastor bolsonarista que desejou “câncer na garganta” a quem homenageou Lula

Atualizado em 18 de fevereiro de 2026 às 13:45
O pastor bolsonarista Elias Cardoso. Foto: Reprodução

O pastor bolsonarista Elias Cardoso, presidente da Assembleia de Deus – Ministério de Perus, em São Paulo, desejou que os organizadores do desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula, tenham “câncer na garganta”.

Elias lidera a AD Perus há cerca de duas décadas ao lado da missionária Lígia Cardoso. A denominação tem 77 anos de atuação e é uma das ramificações das Assembleias de Deus no país.

O pastor é identificado com pautas da extrema-direita e já manifestou apoio público ao bolsonarismo. Ele também mantém interlocução no meio político paulista. Em 2022, por exemplo, o religioso se manifestou a favor da reeleição de Jair Bolsonaro e disse que ele representava “a defesa dos princípios cristãos”.

No ano anterior, durante uma pregação, ele disse que “é proibido crente se filiar a partido de esquerda”. “Pede baixa do Ministério, pede baixa de membro da igreja. PT, que mais? PSOL, PCdoB. Você já pensou o crente filiado ao PCdoB? Partido Comunista Brasileiro, que detesta crente? Enforca e mata o crente nos outros países?”, disse na ocasião.

Em setembro de 2025, Cardoso recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo na Assembleia Legislativa de São Paulo, por iniciativa do deputado André Bueno (PL).

Homenagem ao pastor bolsonarista Elias Cardoso na Alesp. Foto: Divulgação

No vídeo em que roga uma praga nos membros da escola de samba, o pastor diz os eguinte: “Eles tripudiaram a nossa fé. Não vamos responder, vamos orar. Quando eles estiverem com câncer na garganta, vão lembrar com quem mexeram”.

A reação do pastor teve como foco uma ala específica do desfile chamada “Neoconservadores em conserva”. O grupo apresentou integrantes fantasiados como latas que estampavam a imagem de uma família tradicional, em crítica a setores identificados com o neoconservadorismo.

Segundo a escola, o enredo abordou segmentos como o agronegócio, mulheres de classe alta, defensores da ditadura militar e setores evangélicos, relacionando-os a pautas contrárias ao governo, como debates sobre privatizações e a escala de trabalho 6×1.

Veja o vídeo do pastor:

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.