“Quem é persona non grata é Israel”, diz Celso Amorim após decisão do governo Netanyahu contra Lula

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024 às 11:13
O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim. Foto: reprodução

Nesta segunda-feira (19), o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, classificou como absurda a decisão de Israel de declarar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “persona non grata” após o petista comparar as mortes de palestinos em Gaza ao Holocausto.

“Isso é coisa absurda. Só aumenta o Isolamento de Israel. Lula é procurado no mundo inteiro e no momento quem é [persona] non grata é Israel”, disse Amorim ao Blog da Andréia Sadi, do G1. Ele ainda ressaltou que se trata de uma opinião pessoal, pois ainda não conversou com Lula.

A declaração de Amorim se dá após o pronunciamento do ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, feito mais cedo à imprensa, ao lado de Frederico Meyer, embaixador brasileiro em Israel.

“Não perdoaremos e não esqueceremos – em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma persona non grata em Israel até que ele peça desculpas e se retrate”, declarou Katz.

Ele afirmou ainda que “a comparação do presidente brasileiro Lula entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto”.

O governo Netanyahu acusou o líder brasileiro de banalizar o morticínio nazista ao compará-lo com a situação em Gaza. Os comentários de Lula ocorreram durante a coletiva que o petista concedeu a jornalistas pouco antes de deixar a Etiópia e retornar ao Brasil.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula ao criticar a decisão de países ocidentais de suspenderem os aportes para a agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA, na sigla em inglês).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.