Quem é Samara Baum, bolsonarista alvo da PF por fake news contra Lula e enchentes no RS

Atualizado em 11 de setembro de 2023 às 12:24
A bolsonarista Samara L. Baum. Foto: Reprodução

A bolsonarista Samara L. Baum, que aparece em um vídeo compartilhado pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) nas redes sociais, se tornou alvo da Polícia federal (PF) após espalhar fake news relacionadas às enchentes que atingiram, principalmente, o Rio Grande do Sul.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que a PF já foi acionada contra bolsonaristas que espalharam mentiras criminosas sobre as enchentes. O total de mortos pela passagem do ciclone no estado chegou a 46, além de deixar 4.794 desabrigados e 20.490 desalojados.

“Reitero que fake news é crime, não é ‘piada’ ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as providências previstas em lei”, escreveu Dino.

Já no vídeo de Gayer, a presidenta da UPA de Sarandi (RS) aparece dizendo que as doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul foram paralisadas para aguardar a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava na Índia.

A simpatizante do ex-chefe do Executivo é beneficiária de um programa da prefeitura de Sarandi, com a ONG que é presidente. Ela recebe R$6.500 por mês e chegou a ganhar uma ambulância veterinária da prefeitura pra operar na região.

Samara disse que não se manifesta politicamente, o que não é verdade. Desde 2018 ela faz publicações nas redes sociais atacando o presidente Lula e o Supremo Tribunal Federal (STF). A bolsonarista também já fez postagem contra medida sanitária na pandemia.

Imagem
Publicação contra Lula feita por Samara no Facebook. Foto: Reprodução
Imagem
Publicação contra STF feita por Samara no Facebook. Foto: Reprodução

No Facebook, a bolsonarista também faz parte de dois grupos pela liberação do porte de armas. “Por menos assaltos, menos estupros, menos sequestros… Pelo poder de defesa dos cidadãos de bem! #PorteDeArmaEuApoio”, escreveu Samara.

Imagem
Publicação a favor do porte de armas feita por Samara no Facebook. Foto: Reprodução

Em 2018, manifestantes em frente à sede Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP), impediram a saída do carro em que estava presidente Lula. Nas redes sociais, ela pediu a invasão da Tropa de Choque no local.

“Cadê a PORRA do respeito?!?!? Ninguém mais respeita à lei?!?!? Ninguém está acima do bem ou do mal!!! A lei é para TODOS!!! Nada que a TROPA DE CHOQUE, bomba de efeito moral, taser, cacetes e blindados não resolvam! E já passou da hora disso!!!!!!!!! Não vejo trabalhadores lutando por uma causa, vejo uma quadrilha de baderneiros e vagabundos interferindo na ordem pública!”, escreveu a bolsonarista.

Imagem
Publicação feita por Samara no Facebook. Foto: Reprodução
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link