Quem é Sandra Delgado, a mulher que acompanha Wagner Moura há 25 anos dentro e fora dos holofotes

Atualizado em 12 de janeiro de 2026 às 21:07
Wagner Moura e Sandra Delgado no tapete vermelho do Globo de Ouro 2026 — Foto: Daniel Cole/Reuters

A fotógrafa, documentarista e roteirista Sandra Delgado voltou aos holofotes ao acompanhar Wagner Moura na cerimônia do “Globo de Ouro 2026”, realizada no domingo (11). Na ocasião, o ator venceu o prêmio de melhor ator em filme de drama por “O Agente Secreto”, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar a estatueta na categoria. O casal está junto desde 2001 e completará 25 anos de relacionamento durante o Carnaval deste ano.

Wagner Moura e Sandra Delgado se conheceram na faculdade, em Salvador, e iniciaram o relacionamento durante o Carnaval de 2001. O que começou como um encontro pontual atrás de um trio elétrico se transformou em uma relação duradoura. Pouco tempo depois, Sandra pediu demissão dos dois empregos que mantinha na capital baiana e se mudou para o Rio de Janeiro para viver com o ator.

Natural de Salvador, Sandra Delgado é formada em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2001, concluiu uma pós-graduação em “Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais” pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. No início da carreira, atuou como assistente do fotógrafo Mario Cravo Neto, experiência que marcou sua formação profissional.

Wagner Moura e Sandra Delgado no início do relacionamento — Foto: Reprodução/TV Globo

Entre 2002 e 2006, Sandra trabalhou como fotógrafa e editora de fotografia do Portal Viva Favela, projeto de jornalismo comunitário da ONG Viva Rio. Nesse período, participou de exposições como FotoRio 2003 e FotoRio 2005 e realizou intervenções urbanas em comunidades como Rocinha, Complexo do Alemão, Maré e Queimados. Em 2006, o coletivo Viva Favela recebeu o prêmio de Direitos Humanos e Fotografia Documental da Open Society Institute/Fundação Soros.

Como documentarista, Sandra Delgado tem trabalhos voltados à preservação da memória cultural e artística brasileira. Entre 2008 e 2010, realizou as filmagens da série documental “Terceiro Sinal”, dedicada a nomes do teatro brasileiro, exibida pelo canal GNT em 2015. Em 2018, apresentou o projeto “Objetos da Memória” no Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. Em 2021, atuou como roteirista da série histórica “Maria Bonita”.

Wagner Moura e Sandra Delgado têm três filhos: Bem, Salvador e José. A família mantém uma rotina dividida entre o Rio de Janeiro e Los Angeles, onde o ator desenvolve projetos internacionais. Discretos sobre a vida pessoal, o casal raramente expõe os filhos publicamente, mas costuma aparecer junto em eventos do cinema, como ocorreu na cerimônia do Globo de Ouro deste ano.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por CARAS (@carasbrasil)