
Sérgio Antônio Lopes, de 62 anos, é piloto comercial há cerca de 30 anos e atuava na companhia aérea Latam. Ele é casado com uma psicóloga e tem dois filhos adultos, frutos de relacionamentos anteriores, segundo informações da Polícia Civil de São Paulo. Com informações do Estadão.
Na manhã desta segunda-feira (9), Lopes foi retirado de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, durante o cumprimento de mandado de prisão. As investigações apontam que ele utilizava documentos falsos para levar crianças e adolescentes a motéis, prática que, de acordo com a polícia, ocorreria há pelo menos oito anos.
A apuração também indica que o piloto teria participação em crimes de pornografia infantil e estupro de vulnerável. Segundo a polícia, três meninas de 10, 12 e 14 anos teriam sido “compradas” pelo investigado, sendo elas netas de uma mulher de 55 anos, presa na mesma operação.
Um piloto da Latam foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, suspeito de integrar uma rede de abuso e exploração sexual de crianças. Identificado como Sérgio Antonio, de 60 anos, ele atuava há pelo menos oito anos no esquema. pic.twitter.com/kehk4MOYWP
— Ricardo Antunes (@blogricaantunes) February 9, 2026
Em coletiva de imprensa, a delegada Ivalda Aleixo, diretora do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa, afirmou que, segundo os elementos reunidos na investigação, havia contato físico com as vítimas. Além das prisões, a operação cumpre oito mandados de busca e apreensão na capital paulista e no município de Guararema.
Por meio de nota, a Latam informou que está ciente da prisão de um de seus tripulantes e que “abriu apuração interna e está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”. A companhia afirmou ainda que “repudia veementemente qualquer ação criminosa e reforça que segue os mais elevados padrões de segurança e conduta”. O voo citado operou normalmente, com decolagem e pouso no horário previsto.