Quem é Sonnenburg, o outro nome na placa de Wassef. Por Donato

Atualizado em 27 de junho de 2020 às 13:18
Casa de Wassef. Foto: Reprodução/Instagram

Sonnenburg, em tradução livre do alemão, seria algo como “castelo do sol”. Um belo e adequado nome para uma casa de veraneio na ensolarada Atibaia.

Contudo, o segundo nome contido na placa mais famosa dos últimos dias é também o mesmo de um dos primeiros campos de concentração nazistas, aberto em 3 de abril de 1933, na Polônia. Hoje a cidade se chama Stonsk.

Seria uma brincadeira de mau gosto do assustador Frederick Wassef que escondia, ali dentro, o miliciano bolsonarista Fabrício Queiroz?

Nada disso. Ainda que a placa tenha sido instalada há pouco mais de um ano, exatamente a partir do confinamento de Queiroz, e ensejasse especulações, o sobrenome Sonnenburg é real.

Solveig Fabienne Sonnenburg é realmente sócia de Wassef no escritório de advocacia. Eles são primos.

A situação cadastral do escritório é a de uma empresa ativa, que presta serviços advocatícios desde 06 de setembro de 2007. O capital social é de R$ 10 mil, Wassef é sócio-administrador e sua prima é “sócia com capital”.

O endereço do escritório que consta no site oficial do Cadastro Nacional dos Advogados é o mesmo no qual foi encontrado Queiroz: o agora famoso número 644 da rua das Figueiras, na pacata Vila Maria, em Atibaia.

Ou seja, numa primeira e rápida análise, tudo nos conformes.

Mas “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

Ultrapassando os portões de madeira da casa em Atibaia, todos vimos que não se tratava de um escritório.

Se Wassef quase nunca era visto ali, sua sócia Solveig Fabienne Sonnenburg muito menos.

Aliás, nos processos em que atua, Sonnenburg sempre fornece endereços profissionais diversos. E nunca indicou o de Atibaia.

São todos na capital de São Paulo: um na avenida das Nações Unidas, outro na rua Ubatuba, e um terceiro na rua Diogo Moreira.

A confusão é tanta que a própria advogada parece se atrapalhar. Nos autos de um dos processos (o de nº 1043165-13.2019.8.26.0100), Sonnenburg forneceu dois logradouros diferentes. Quem nunca?

O endereço da rua Diogo Moreira é o mais utilizado pela doutora Sonnenburg e ali funciona, na verdade, o escritório Soneghet Advogados Associados, o que leva à confirmação de que o endereço de Atibaia é mera fachada para os negócios escusos de Frederick Wassef.

Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em Direito Político e Econômico, Solveig Fabienne Sonnenburg aparece como advogada em 36 ações judiciais no TJ-SP, sendo a maioria deles nas áreas de direito civil e tributário.

Em comparação, seu “sócio” Wassef aparece como advogado em SP somente em três ações, todas de interesse próprio.

(em tempo: no TJ do Rio, Wassef aparece unicamente como advogado de Flávio Bolsonaro e uma pesquisa feita pelo O Globo em todos os Tribunais Regionais Federais do país não encontrou processos em que Wassef atue em nome de outro cliente).

Resumindo, Sonnenburg prestaria um bem a si mesmo e ao país se viesse a público explicar quais os casos em que atua o tal Wassef & Sonnenburg Advogados ou se é o caso clássico de parente que emprestou o nome para o primo abrir uma firma e agora foi levada de roldão.

Como advogada, ela deve saber que não pode alegar ignorância.