Quem é Tyler Robinson, jovem que confessou assassinato de Charlie Kirk

Atualizado em 12 de setembro de 2025 às 15:22
Tyler Robinson, estudante de 22 anos suspeito de matar o extremista Charlie Kirk. Foto: Reprodução

Tyler Robinson (22) foi preso em Utah sob suspeita de ter assassinado o extremista Charlie Kirk, aliado do presidente Donald Trump. A captura ocorreu nesta sexta (12) após megaoperação com agentes do FBI e agentes locais.

Ele é filho de um veterano do Departamento do Xerife do Condado de Washington, Matt Robinson, e foi entregue à polícia pelo próprio pai, após confessar o crime em casa. O jovem foi detido na cidade de St. George, a mais de 400 km do local do ataque.

Mais velho de três irmãos, Tyler vive no condado de Washington, de onde ele se deslocou até Orem, cidade onde ocorreu o crime durante um evento na Universidade Utah Valley. Segundo a imprensa americana, o suspeito era estudante da Universidade Estadual de Utah e tinha bom desempenho acadêmico, contando inclusive com uma bolsa de estudos.

Matt Robinson e Tyler Robinson. Foto: Reprodução

Familiares, que apoiam movimento MAGA (Make America Great Again, ou “tornar a América grande novamente”, em português), relataram que nos últimos anos ele demonstrava sinais de radicalização política.

O último registro eleitoral de Tyler nos Estados Unidos é datado de julho de 2021. O documento não citam filiação a nenhum partido político, mas pessoas próximas relataram que ele usou uma fantasia de Halloween relacionada a Trump em 2017.

Dias antes do ataque, Tyler comentou sobre a visita de Charlie Kirk a Utah. De acordo com relatos, afirmou que o ativista era “cheio de ódio e espalhava o ódio”. Investigadores também descobriram que ele conversou sobre um rifle em seu quarto durante uma conversa com um colega por meio do Discord.

Tyler Robinson posa com arma de fogo. Foto: Reprodução

Um estojo de bala apreendido junto à arma usada no assassinato trazia a inscrição: “Ei, fascista, pegue isso!”. Outras duas frases foram identificadas em cartuchos não disparados: “Se você está lendo isso, você é gay” e “Bella Ciao”, referência à canção antifascista italiana.

Após reconhecer o filho nas imagens divulgadas pela polícia, o pai de Tyler entrou em contato com um pastor local. O religioso ajudou a convencer o jovem a se entregar. O governador do Utah, Spencer Cox, elogiou a postura da família.

Fotos publicadas por parentes nas redes sociais mostram que ele sempre teve contato com armas de fogo. Em algumas imagens, ele aparece segurando rifles quando ainda era criança.

Tyler Robinson com armas durante a infância. Foto: Reprodução

Trump declarou em entrevista que espera a aplicação da pena de morte contra o autor do crime, lembrando que a legislação de Utah prevê esse tipo de punição. Ele também ressaltou que o governador Cox é favorável à medida em situações de assassinatos desse porte.

Charlie Kirk (31) foi morto na última quarta (10) com um tiro no pescoço durante palestra em Orem. Ele foi socorrido, mas não resistiu à cirurgia.

Kirk era líder do Turning Point USA, organização de extrema-direita que tentava mobilizar jovens eleitores. O grupo ganhou destaque nos últimos anos por influenciar universitários a apoiarem o Partido Republicano nas eleições de 2024.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.